ASN AL
Compartilhe

Empresa deodorense com reconhecimento em gestão investe em práticas socioambientais

Destak Magazine, de Marechal Deodoro, recolhe óleo de cozinha da população e entrega o produto para beneficiamento; local também atua como ecoponto, promovendo a coleta de lâmpadas e de materiais eletroeletrônicos, como pilhas, baterias, aparelhos de televisão e computadores
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Há 15 anos, o casal Wilson Junior e Maria Eneilza (Iza) deu início à trajetória de sucesso e de reconhecimento da empresa Destak Magazine, estabelecimento comercial que está localizado no município de Marechal Deodoro. No início, o negócio era uma loja de variedades que funcionava em um espaço alugado de 80m². Depois de seis anos, a empresa foi ampliada e o que era uma loja de variedades passou a ser uma galeria com 1,170 m², composta por sete lojas e uma lanchonete.

Ao longo dos anos, o trabalho desenvolvido pela Destak Magazine começou a ultrapassar os limites territoriais do município de Marechal Deodoro, fazendo com que a empresa ganhasse projeção nacional e reconhecimento nas áreas de gestão e de responsabilidade socioambiental. Em 2015, a galeria de Wilson Júnior e Maria Eneilza venceu a categoria comércio da etapa estadual do Prêmio MPE Brasil, sendo considerada a melhor empresa em gestão do estado.

Na etapa nacional do Prêmio MPE Brasil, realizada em 2016, a empresa foi considerada o segundo melhor negócio do país em gestão. No mesmo ano, a Destak Magazine recebeu o Prêmio Selo Verde da Secretaria de Meio Ambiente de Marechal Deodoro. Em 2017, a galeria foi considerada a segunda empresa mais inovadora do Brasil, entre as empresas atendidas pelo projeto ALI do Sebrae, durante participação no Prêmio Nacional de Inovação (PNI).

A empresa também recebeu reconhecimento em duas edições do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) e foi case de sucesso na edição de 2017 do evento Pajuçara Management. Atualmente, a galeria Destak Magazine conta com 41 colaboradores e desenvolve um trabalho pautado em três eixos principais: excelência, inovação e responsabilidade social.

O reconhecimento alcançado na área de responsabilidade socioambiental é o resultado de uma série de ações desenvolvidas pela empresa ao longo dos últimos anos. Wilson Junior, proprietário da galeria, explica que a coleta de óleo de cozinha é uma delas.

“A gente recolhe óleo de cozinha de toda a população de Marechal Deodoro e todo esse óleo a gente entrega ao seu Gabriel, que fabrica sabão e vende esse produto na feira de Marechal Deodoro. Com o dinheiro do sabão, ele sustenta o filho e a esposa. Além disso, como a gente também tem uma lanchonete, todo fornecedor de salgado só pode fornecer pra gente se ele se comprometer a entregar pra gente o óleo produzido. A gente também consegue alguns parceiros de Maceió, como a empresa de salgados Trigosto, e todo mês a gente recolhe na faixa de 60 a 70 litros de óleo também”, detalha.

Segundo o proprietário da Destak Magazine, atualmente, a galeria consome energia solar fotovoltaica, ou seja, energia obtida por meio da conversão da luz do sol em eletricidade, realiza coleta de latas de alumínio descartadas pela lanchonete da galeria e levadas à empresa pelos moradores da cidade e, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação de Marechal Deodoro, participa de gincanas realizadas em escolas municipais fazendo doações de brindes.

A empresa também atua como ecoponto, promovendo a coleta de lâmpadas e de materiais eletroeletrônicos, como pilhas, baterias, aparelhos de televisão e computadores. Após a coleta, os materiais eletroeletrônicos são repassados para a Bio Digital, empresa localizada em Maceió que é especializada na destinação destes resíduos.

Além disso, a Destak Magazine também faz a coleta de todos os materiais recicláveis que são produzidos dentro da galeria ou são levados pelos próprios colaboradores da empresa. “A gente recicla todo o material que a gente produz: papelão, plástico e alumínio e não doa esse material. Esse material a gente vende. Os colaboradores também trazem de suas casas, pegam de vizinhos. Alguns moradores e comerciantes da cidade juntam esse material e nos ligam pra que a gente possa recolher”, relata o empresário Wilson Junior. 

Ainda de acordo com ele, o dinheiro adquirido com a coleta dos materiais é utilizado para custear passeios que são realizados, com a participação dos colaboradores da galeria, em áreas ambientais. “Os passeios do projeto ambiental são custeados com a venda dos nossos resíduos. Em vez de a gente poluir o meio ambiente, a gente pega os nossos resíduos, os colaboradores também trazem de suas casas, a gente junta tudo na empresa, vende, e com o dinheiro a gente faz esses passeios maravilhosos”, conta.

“Um passeio que a gente fez com a venda de materiais recicláveis foi o passeio das nove ilhas, aqui na Lagoa Manguaba. E o super legal é que, apesar de os colaboradores morarem na beira da lagoa, ninguém havia passeado de barco e conhecia as belezas naturais da própria cidade”, acrescenta o proprietário da galeria.

O Sebrae Alagoas faz parte dessa história

Ainda conforme o empresário, a Destak Magazine recebe o apoio do Sebrae Alagoas desde quando a empresa ainda estava passando pelo processo de formalização. “O Sebrae é um grande parceiro nosso. Antes de abrir a empresa, a gente procurou o Sebrae, fez um plano de negócio com visão, missão, valores e tudo mais. E a principal contribuição que o Sebrae teve com a gente foi no apoio de capacitação para que a empresa pudesse participar do Prêmio MPE Brasil. Então, o papel do Sebrae foi fundamental para que a gente pudesse atingir o resultado que a gente nem esperava alcançar”, destaca.

“Inclusive, a gente está com um projeto bem grande de abrir um centro comercial em Marechal Deodoro e, mais uma vez, o Sebrae está com a gente, fazendo pesquisa de mercado, pesquisa de tendência, de ponto de partida. Em tudo que a gente precisa, o Sebrae é o nosso maior parceiro”, finaliza o empreendedor.