
A empresa alagoana Estampa Pop, um estúdio de soluções criativas que desenvolve trabalhos nas áreas da fotografia e do design, foi uma das empresas selecionadas pelo edital de subvenção econômica lançado, por meio de uma parceria entre Sebrae Alagoas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), com a finalidade de estimular projetos culturais e criativos considerados inovadores. O resultado da chamada pública foi divulgado em agosto e pode ser acessado no site da Fapeal.
Ao todo, o edital selecionou 15 propostas nas áreas do audiovisual, artes visuais, design, editorial, games e música. O projeto “Coletivo Estampa Pop – Transformando Ideias em Negócios” ficou em terceiro lugar na classificação geral da chamada pública e alcançou a segunda melhor posição entre as propostas relacionadas ao setor do design.
O projeto surge como uma plataforma colaborativa que é destinada a artistas criativos e independentes para que possam transformar ideias em negócios viáveis. O objetivo é a geração de renda através de ações criativas realizadas numa comunidade virtual formada por artistas visuais, fotógrafos, designers e ilustradores, que podem disponibilizar seus trabalhos em um portfólio que ficará à disposição de quem estiver interessado em comprar os produtos disponíveis na plataforma e colaborar com o trabalho desenvolvido pelos artistas.
A proposta da plataforma é que a cada item vendido o artista responsável pela criação do produto receba uma comissão pela venda. A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Débora Lima, defende que a plataforma irá facilitar e até mesmo ampliar a comercialização de produtos dos artistas envolvidos.
“A empresa Estampa Pop tem um diferencial especial por abarcar um marketplace que envolverá outros artistas, facilitando o processo de comercialização e acesso ao mercado para pequenos negócios. É uma iniciativa relevante, pois poderá reunir diferentes talentos alagoanos em um único espaço, além de dar visibilidade a artistas que ainda não tenham sua área comercial bem estruturada, ou mesmo que queiram testar novos produtos ou novos públicos”, avalia.
Gustavo Boroni, artista visual e proprietário da marca, acredita que a iniciativa da Fapeal e do Sebrae Alagoas está contribuindo com o desenvolvimento e a valorização do setor no estado.
“A gente sempre diz que cada compra na Estampa Pop alimenta uma paixão e remunera um artista, e o nosso intuito com esse projeto é criar uma comunidade de criativos. É a primeira vez que a gente participa de um edital e, apesar de tudo isso, de ter uma marca, de ter estrutura, eu ainda sou microempreendedor individual. Acreditamos que essa é uma forma de valorizar a economia criativa em Alagoas e espero que o meu trabalho possa inspirar outros empreendedores”, destaca.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.