
Com os decretos dos governos estaduais e municipais que determinam o isolamento social durante a pandemia de Covid-19, vários segmentos do comércio foram impactados, entre eles o setor da beleza. Mesmo diante de incertezas, o mercado tende a caminhar para a reinvenção do atendimento e dos serviços no cenário pós crise do Coronavírus.
Para a especialista do Sebrae Pernambuco, Romárcia Lima, o consumidor retornará mais exigente, além de buscar o diferencial nos serviços. “Considerando a volta dos salões de beleza, é importante que os empreendedores levem em consideração alguns eixos fundamentais: planejamento, pessoas, financeiro e clientes. Este último está relacionado em como o consumidor irá encarar o setor da beleza após a pandemia, visto que os modos de consumo também irão mudar”, diz ela durante uma Live do Sebrae Pernambuco levada ao ar via Instagram, na semana passada.
Segundo o gestor da empresa Depillon, Leonardo Pena, é necessário que os profissionais façam um planejamento ainda anterior à saída do isolamento social. “Todos nós que trabalhamos com espaços de beleza iremos iniciar do zero. Por isso, devemos planejar como será a retomada, inclusive para manter a empregabilidade do setor”, destaca ele, na mesma Live. Pena também enfatizou a preocupação em produzir uma cartilha com orientações sobre os novos serviços e comportamentos que serão adotados na reabertura dos salões de beleza, clínicas de estética, barbearias, esmaltarias e estúdios de depilação, entre outros do setor.
Entre as estratégias que podem ser adotadas pelo empreendedor do mercado da beleza estão a negociação com os fornecedores e os cortes de gastos. “A projeção é que, com o retorno do funcionamento dos espaços de beleza, nós teremos que reduzir a capacidade de atendimento, analisar todos os custos e o que podemos reduzir de gastos”, avalia Leonardo Pena.
Já para quem planeja montar o negócio depois desse momento de crise sanitária, os especialistas aconselham buscar recursos, técnicas e capacitações para ampliar o empreendimento no meio digital, observando as novas formas de consumo. “O foco sempre é ter um planejamento, definir qual é o público, quanto vai ofertar e se o cliente está disposto a pagar pelo serviço, além dos meios que serão utilizados para acessar esse público”, acrescenta Romárcia Lima, em sintonia com as colocações de Pena durante a Live.
Sobre o atendimento depois da abertura dos espaços de beleza, Leonardo Pena foca na produção de um protocolo de atendimento para garantir a segurança do colaborador e do cliente. “Os atendimentos em casa não garantem a mesma qualidade e conforto do atendimento nos salões. Com isso, nós precisaremos estar atentos para proteção dos nossos clientes e funcionários contra a contaminação do novo Coronavírus. Ou seja, teremos que manter um padrão de controle”, conclui.
Atendimento Sebrae Alagoas remoto
O gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, destaca que neste momento de isolamento social devido ao Coronavírus, os empresários da pequena empresa em Alagoas podem contar com o Sebrae. “Toda a equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, além disso, pode contar com a nossa estrutura de cursos online e gratuito do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos”. O gerente indica acessar os cursos pelo portal https://cutt.ly/mys3WLt .
Alencar destaca ainda que o empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e o LinkedIn Sebrae Alagoas.