ASN AL
Compartilhe

Consultorias remotas do Sebrae não deixam empresários sem orientações durante pandemia

o Sebrae em Alagoas reforçou o atendimento digital aos donos de empresas em todo o estado
Por Cristina Limeira - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Para amenizar os prejuízos dos pequenos negócios trazidos pela pandemia do Covid-19, o Sebrae em Alagoas reforçou tanto o atendimento quanto a consultoria digitais aos donos dessas empresas em todo o estado. O apoio oferecido pelo Sebrae visa ajudar os empresários a se fortalecerem para enfrentar esse período de crise e incentivá-los a adotarem novas alternativas de atendimento e comunicação com seus clientes.

Com o propósito de atender à demanda dos empresários, a Regional do Sebrae em Delmiro Gouveia realizou, durante dois dias, uma pesquisa por telefone com seus clientes e outros empreendedores da região para saber das necessidades deles e identificou três áreas no processo de gestão de negócios: legislação contábil, finanças e marketing digital. “A gente ouviu os clientes porque é muito mais estratégico ouvir o que eles querem receber, do que a gente achar o que eles precisam. Seria muito mais cômodo e mais prático a gente criar estratégias, escolher os temas e propor, mas, pelo contrário, a gente ouviu os clientes para saber o que eles estam precisando”, diz Vítor Pereira, gerente da Regional de Delmiro Gouveia.

Diante desse resultado, no período de 31 de março a 8 de abril, o Sebrae em Alagoas está oferecendo mais de 200 consultorias remotas aos empresários da região do Sertão. Segundo Vítor Pereira, entre os municípios a serem atendidos estão, além de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Piranhas, Olho d’Água das Flores, Ouro Branco, Água Branca, Pão de Açúcar e São José da Tapera. “Todas essas cidades têm empresas que estão com consultoria remota marcada, ou seja, o consultor poderá, estando em Maceió, atender todos os nossos clientes da região sertaneja pelos canais remotos”, explica o gerente regional, acrescentando que, com essa iniciativa, o Sebrae Alagoas conseguiu a capilaridade de atuar no território inteiro.

De acordo com Vítor Pereira, na área de contabilidade e legislação, o Sebrae dará um enfoque aos aspectos trabalhistas e fiscais. “O objetivo maior é deixar a empresa com uma boa noção de como tomar decisões sobre férias, banco de horas, rescisão, ou seja, sobre aspectos que estão envolvendo mais a legislação atual junto às mudanças que estão vindo. Sabemos que tem muita informação nesse assunto e os empresários precisam sim de informações mais diretas”, afirma.

Na área de finanças, o Sebrae orientará o empresário sobre a melhor forma de lidar com o seu fluxo de caixa nesse momento, ajudando-o a compreender se a empresa tem caixa o suficiente para cumprir o seu funcionamento e como está o dinheiro líquido em suas mãos. “O que queremos é que nesse tempo conturbado, eles consigam tomar as melhores decisões financeiras possíveis”, afirma Vítor Pereira.

Na área de marketing digital, o empresário será ensinado a fazer campanhas, impulsionamentos, entre outras ações. Com essa iniciativa, o Sebrae ajuda os empreendedores a adotarem medidas que vão além da venda convencional, caracterizada por um atendimento presencial; levando-os a investirem em estratégias de vendas por meio de websites e redes sociais. “O cenário atual, mais do que nunca, é um cenário que depende do mundo digital e das ações digitais”, diz Vítor Pereira.

Instalada há 15 anos no município de Olho d’Água das Flores e com uma filial em Santana do Ipanema, a Unidente – Clínica Odontológica Eireli é uma das empresas em Alagoas afetadas pela pandemia do novo Coronavírus. Em virtude do isolamento social, estabelecido pelo Governo do Estado para tentar controlar o avanço do Covid-19, o faturamento da clínica caiu, segundo a proprietária Ana Carolina Feitosa Lima. “Apesar de sermos da área de saúde, não podemos fazer tratamento efetivo, só urgência e emergência” diz a empresária, que sente, agora, necessidade de buscar novas estratégias para minimizar os prejuízos provocados pela pandemia.

Atendida pelo Sebrae desde 2016, ela diz que espera que a consultoria remota oferecida pelo Sebrae em Alagoas a ajude a conseguir encontrar soluções para alavancar os negócios novamente. Ela foi atendida pelo consultor no dia 31 de março, terça-feira.