ASN AL
Compartilhe

Conexão Solar reúne especialistas em Maceió e destaca potencial de crescimento do setor energético em Alagoas

Segunda edição do evento promovido pelo Sebrae Alagoas impulsiona oportunidades para pequenos negócios do mercado solar
Por Nathália Conrado
ASN AL
Compartilhe

A segunda edição do Conexão Solar começou nesta quarta-feira, 26, no Sebrae Alagoas, reunindo mais de 100 profissionais, entre empresas e instituições do setor para dois dias de programação técnica e estratégica. O evento, que segue até esta quinta-feira, 27, consolida-se como um dos principais pontos de encontro do ecossistema de energia solar no estado, com atividades que vão do debate regulatório às tendências em inovação, digitalização e eletromobilidade.

A programação trouxe painéis, palestras e espaços de network, incluindo temas como instalações elétricas industriais, transformação digital, mercado livre de energia, finanças e marketing especializado. Na quinta-feira, 27, os participantes terão ainda debates sobre liderança feminina, eletromobilidade com a BYD e a aguardada palestra do influenciador Solar da Depressão. A agenda reforça a proposta do Sebrae de oferecer conteúdo de alto nível e fomentar a profissionalização de empreendedores do setor.

Conexão Solar reúne especialistas e reforça o crescimento do setor em Alagoas. Foto: Douglas Júnior

O avanço da energia solar em Alagoas segue em ritmo acelerado. Nos últimos anos, o estado registrou crescimento superior a 30% na potência instalada, impulsionado pela busca por soluções energéticas mais acessíveis e sustentáveis. O movimento posiciona Alagoas em destaque no cenário regional, com forte adesão de pequenos negócios que atuam na instalação, consultoria e comercialização de sistemas fotovoltaicos.

Inserido nesse contexto, o Sebrae intensificou sua atuação para fortalecer o segmento. Desde o ano passado, a instituição passou a integrar o movimento Conexão Solar, apoiando empresários na criação de uma agenda permanente de capacitações, articulações com órgãos reguladores e ações estratégicas.

Segundo Rodrigo Granja, trainee do Sebrae Alagoas, essa articulação tem sido decisiva para o amadurecimento do mercado. “O Sebrae entrou para fortalecer o setor por entender que a energia solar é estratégica para o desenvolvimento do estado. No ano passado, realizamos a primeira edição do Conexão Solar, reunimos parceiros como o CREA e a Associação dos Profissionais da Elétrica de Alagoas (APREL) e trouxemos nomes nacionais para tratar de mercado e regulação. Ao longo deste ano, promovemos reuniões, eventos e até uma missão técnica à Intersolar em São Paulo, integrando as empresas alagoanas ao cenário nacional.”

Rodrigo Granja destaca o papel do Sebrae na articulação e fortalecimento do mercado solar em Alagoas. Foto: Douglas Júnior

Rodrigo destaca que o evento marca o encerramento das ações de 2025 e reforça o papel do Sebrae como articulador. “A segunda edição do Conexão Solar entrega dois dias de conteúdo, capacitação e network. São especialistas de peso, como João Mamede Filho, Thiago da SolarZ, Joi da Energês e o Solar da Depressão, além de instituições como a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). É uma oportunidade para que os empresários se aproximem do conhecimento técnico, troquem experiências e fortaleçam o posicionamento de Alagoas como hub do setor.”

Insights, oportunidades e transformação do mercado

Entre os palestrantes, a Engenheira, especialista e mestre em energias renováveis, Joris Manoela trouxe uma reflexão direta para as empresas do setor, destacando a necessidade de ampliar horizontes. Ela reforça que as empresas devem ir além da venda de sistemas fotovoltaicos.

“Hoje vamos mostrar que é preciso atuar como uma consultoria em energia, oferecendo soluções completas ao consumidor. Muitas vezes o foco fica em um único produto, mas existem oportunidades energéticas ao lado que ainda não foram exploradas”, esclareceu a palestrante.

O CEO da SolarZ, Thiago Lima, também reforçou a mensagem de otimismo e adaptação. Para ele, apesar das dificuldades, a maior parte dos desafios está dentro das próprias empresas. “O maior problema das empresas não venderem, muitas vezes, é interno. Organização, processos e profissionalização fazem toda a diferença. O mercado solar continua sendo uma grande oportunidade, porque a demanda por energia só cresce. Estamos no mercado certo”, disse.

Tiago Lima destaca que profissionalização interna é chave para aproveitar as oportunidades do mercado solar. Foto: Douglas Junior

Quem vive essa realidade diariamente é Plínio Lopes, empreendedor do ramo solar. Ele participou da primeira edição do evento e integrou a missão à Intersolar, em São Paulo. O empresário afirma que as capacitações têm impacto direto na qualidade das empresas.

“O Sebrae tem contribuído muito, trazendo profissionais que abrem a cabeça do empresário. Quando você entrega excelência, garante mais vendas, melhora a saúde financeira e dá dignidade aos colaboradores. Tenho certeza de que esse evento vai trazer novos insights para enfrentar os desafios do mercado e seguir evoluindo.”

Para Plínio, o setor ainda é jovem e cheio de potencial. “O mercado de energia solar é novo e tem muito para crescer. Ainda há muito cliente para prospectar e muito a ser construído.”

O Sebrae Alagoas segue como parceiro estratégico dos pequenos negócios, promovendo qualificação e ampliando as possibilidades de atuação das empresas que apostam no futuro da energia limpa no estado.