O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição, José Nogueira da Silva Filho – o Zezinho Nogueira –, representaram à instituição na abertura oficial da 70ª edição da Expoagro Alagoas, a tradicional feira pecuária realizada em Maceió, iniciada no último sábado (24) e com programação até o próximo domingo (1º). O diretor técnico Vinícius Lages, o diretor administrativo e financeiro Roberval Cabral e a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD), Renata Fonseca, também estiveram presentes, no Parque da Pecuária.
A expectativa da organização do evento é que a edição deste ano da Expoagro movimente cerca de R$ 16 milhões em novos negócios. A programação do evento conta com seis leilões, além de vendas diretas de animais das raças Nelore, Girolando, Gir leiteiro, Marchador, Quarto de milha, Santa Inês e Mangalarga. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a organização da Expoagro está adotando uma série de medidas para que, durante a realização da feira, todas as recomendações dos decretos estaduais e da Organização Mundial de Saúde (OMS) sejam colocadas em prática.
“O grande diferencial desse ano é o uso da tecnologia, com esse híbrido do presencial com o virtual. A gente está usando muito esse canal de transmissão via internet, televisão e rede social. Algumas programações estão acontecendo dessa forma para que a gente atenda aos protocolos e não deixe de fazer os negócios. Então, a gente tem evoluído e tem conseguido fazer o evento porque a gente encontrou um meio termo. Aquele grande público, que sempre veio aqui, infelizmente ele hoje não pode, principalmente na questão da festa, mas está acompanhando a Expoagro em outros meios”, disse Domício Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).
Esse ano, a edição da Expoagro Alagoas não terá shows musicais e praticamente todos os leilões serão virtuais. A exceção será o leilão que acontecerá presencialmente na Fazenda Recanto, em Chã Preta. Além disso, a capacidade de público foi reduzida e o uso de máscara está sendo obrigatório. No local, também estão sendo disponibilizados álcool em gel, equipamentos sanitizantes e aferição de temperatura.
Durante a abertura da Expoagro, o presidente do CDE do Sebrae Alagoas, Zezinho Nogueira, falou sobre a importância do evento no atual cenário do agronegócio. “A Expoagro é um dos eventos mais importantes do agronegócio. É aqui que você mostra o que você produz, você aprende, você compara o que você produz com os outros. Há um congraçamento, uma troca de informações muito grande. Então, é uma semana muito rica e daqui partem muitos negócios. Esse é o primeiro evento agropecuário de todo o Nordeste nessa retomada e acho que daqui pra frente muita coisa vai ficar, como os leilões virtuais e as palestras virtuais. Muita coisa mudou e daqui pra frente talvez não volte a ser como era antes”, defendeu.
O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, também destacou a referência da Expoagro para o setor. “Essa 70ª edição mostra a pujança desse evento. Esse parque é uma referência. Não só aqui em Alagoas, mas para todo o Nordeste e para todo o Brasil. Aqui é mostrada a fortaleza da produção, do que se produz no campo em Alagoas. Portanto, a ACA está de parabéns, o presidente Domício Silva e toda a diretoria, por mais uma vez trazer essa coisa maravilhosa que é a exposição agropecuária, que em mais uma edição mostra para todos os alagoanos e brasileiros o que se produz em Alagoas”, afirmou.
Marcos Vieira também ressaltou a parceria da instituição com a organização do evento ao longo dos últimos anos. “Para mim, é uma honra estar aqui com o Sebrae Alagoas, que está com um espaço na exposição, abrindo áreas para que nossos parceiros comercializem e mostrem seus produtos. A gente mostra também as nossas soluções para todos os agricultores, todos os agropecuaristas. Então, estamos sempre presentes e fazendo tudo para que mostremos à sociedade que vale a pena investir no campo, vale a pena apoiar a produção agropecuária”, disse.
Estande do Sebrae
Além de ser um dos parceiros da edição deste ano da Expoagro, o Sebrae Alagoas montou um estande dentro da estrutura do evento. O espaço está projetando diversos produtos de pequenos negócios e de produtores rurais que são apoiados pela instituição, mas também disponibiliza aos visitantes algumas soluções do Sebrae/AL para os empreendimentos do agronegócio.
“O espaço tem uma área que é voltada para o programa Alagoas Maior, que é uma parceria do Sebrae Alagoas com o governo do Estado. São basicamente produtores rurais. A outra área é a da competitividade, onde a gente tem vários empresários aqui, como a Caatinga Rocks e a Pão da Terra. São todos trabalhados por projetos do Sebrae Alagoas”, informou a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE), Fátima Aguiar.
“Para esse espaço voltado ao programa Alagoas Maior, a gente trouxe o pessoal do Sertão, do Agreste e da Zona da Mata da região serrana dos Quilombos. Então, tem apicultores e tem o pessoal que trabalha com fruticultura, por exemplo. São agricultores familiares que já estão em processo de implementar uma melhoria no processo. Então, além de eles plantarem, eles já estão processando para poder ter um valor agregado maior. Então, dentro da propriedade dele, ele pode fazer várias atividades que vão gerar renda para ele e para a família dele. E tudo isso sob a orientação de algumas instituições, como o Sebrae Alagoas”, acrescentou Fátima Aguiar.
Segundo a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, a maior parte do público da Expoagro deve visitar o estande da instituição ao longo desta semana. “A feira tem uma previsão de 70 mil visitantes durante esses dias todos. E como aqui tem a questão de venda de produtos, as pessoas têm se interessado muito, tanto é que tem uma grande parte do público que vai passar por aqui. Quem vem só para negociações não passa, mas o público de um modo geral tem vindo com frequência para cá”, explicou.
A abertura oficial da Expoagro contou ainda com as presenças do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, João Lessa, e do superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidnei Reis. As pessoas interessadas em prestigiar o evento podem ir ao Parque da Pecuária, no Trapiche, até o próximo domingo (1º), das 9h às 22h.
