ASN AL
Compartilhe

Renda-se abre edição de 2024 com exposição em parceria com o Sebrae

Artesãs da renda e do bordado são destaques no evento de abertura do festival que terá mais dois dias de desfiles
Por Débora Muniz
ASN AL
Compartilhe

Muito mais que um evento de moda, uma celebração da arte e da identidade alagoana, o Renda-se Moda Festival 2024 chega à quarta edição e na noite desta terça-feira (17) teve sua abertura oficial no Espaço Armazém, no histórico bairro de Jaraguá. O festival já se consolidou como o maior evento de moda artesanal do Nordeste.

A abertura foi marcada pela Exposição “Rendar, Bordar e Pulsar”, que reúne importantes nomes das artes e artesanato alagoano e a instalação móbile “Rede Pulsante” que destaca algumas das principais tipologias de rendas e bordados, em parceria com o Sebrae de Alagoas.

O diretor-superintendente da instituição, Vinicius Lages, destacou que o evento é a expressão mais rica da cultura alagoana, produzindo oportunidade para muita gente. “O Sebrae é parceiro do turismo, mas também da economia criativa, que é um dos atrativos da cultura alagoana. Eu sonhava com essas alianças, que esses fios se entrelaçassem, com o fio da artesã, o fio da tecelagem, através de uma aliança com essa cadeia poderosa, que é a cadeia da moda”, afirmou.

A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, também esteve presente na abertura do evento e também destacou a importância da valorização da cultura alagoana.

A cenografia é assinada pelo designer e diretor criativo do Renda-se, Rodrigo Ambrósio, que transformou o antigo galpão de açúcar em uma grande galeria de arte e artesanato. Nesta quarta-feira (19), às 20h, desfilarão os selecionados na categoria profissional. E finalizando o evento, amanhã (19), também às 20h, os selecionados na categoria estudante.

Edição 2024

Com foco na preservação do Filé como símbolo de Alagoas, estado que detém o maior número de manualidades do país, o projeto Renda-se, este ano, homenageia a estilista alagoana Maria Cândida e a cantora Rita Lee. “O evento mostra a importância do segmento da moda e valoriza a cultura alagoana, já que todas as peças apresentadas no desfile precisam ter o Filé em suas composições”, explicou Marina Gatto, analista do Sebrae Alagoas.

“O Sebrae vem participando do Renda-se desde o ano passado, apoiando. A gente traz jornalistas de renome nacional para contribuir com a divulgação da moda alagoana como um todo. Marcas de Alagoas, que são apoiadas pelo Sebrae, também estão aqui participando, trazendo para as passarelas a sua criatividade e utilizando o artesanato local em suas criações”, afirmou a analista do Sebrae, Ana Paula Dantas.

A edição 2024 conta com 19 estilistas profissionais, 10 estudantes e 5 designers de acessórios, avaliados por um júri especializado que elegerá a melhor apresentação em cada categoria. Estilista e designer de acessórios receberão o prêmio de R$16 mil e o estudante R$8 mil.

O projeto comemora ainda um recorde de inscritos. “Ao todo, 350 coleções foram submetidas – entre estilistas profissionais e estudantes e designers de acessórios e, pela primeira vez, foram aceitas inscrições de estilistas de outros estados do Nordeste, sendo selecionados dois criadores pernambucanos. Temos muito a comemorar nesta edição”, avalia Alina Amaral, produtora executiva do Renda-se e estilista.

O Renda-se conta com a parceria das artesãs do Instituto Bordado Filé de Alagoas – Inbordal e do Sebrae Alagoas, com a presença de um time de profissionais super qualificados como a já citada estilista e jornalista, Alina Amaral, o estilista Fernando Perdigão e o especialista em Fashion Business e Branding, Fábio Monnerat.