ASN AL Atualização
Compartilhe

Mulheres do Agro reúne mais de 100 produtoras rurais em Novo Lino

Evento faz parte do planejamento de atividades da Comissão Estadual, uma parceria entre o Sebrae e o Sistema Faeal/Senar, com calendário que continua ao longo do ano 
Por Guilherme Lamenha e Lilian Santos
ASN AL Atualização
Compartilhe

O protagonismo feminino no campo, defendido pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas, chegou nesta semana a Novo Lino, na região norte do estado. O grupo, formado por integrantes do setor produtivo e colaboradoras do Sebrae e do Sistema Faeal/Senar, realizou um evento focado no empreendedorismo e na valorização das produtoras rurais da região, com apoio da prefeitura do município, reunindo 134 participantes.

“O Sebrae é parceiro do evento e integrante desta importante comissão, que promove o desenvolvimento local a partir do empreendedorismo, seja ele no formato rural ou urbano, buscando levar conhecimento para todas as regiões de Alagoas através de palestras e capacitações, promovendo a geração de emprego e renda, dando mais autonomia principalmente para as mulheres”, explica a analista do Sebrae, Pollyana Bellotti, presente no evento.

A presidente da Comissão das Mulheres do Agro, Morgana Tavares, que também lidera o Sindicato Patronal de Junqueiro, recepcionou as produtoras rurais e autoridades presentes, destacando a importância do encontro. “Fico muito feliz de estar aqui, ao lado de uma prefeita mulher, de uma secretária de Agricultura também mulher, para promover essa troca de conhecimentos, trazendo mais informação para quem atua no dia a dia e enfrenta a realidade do campo”, afirma.

“A nossa cidade e região recebe com muita alegria essa iniciativa inovadora e abrangente, que tem o objetivo de promover a igualdade de gênero no setor agrícola, capacitando as mulheres para que tenham mais acesso a recursos, tecnologia e conhecimento”, pontuou a prefeita Marcela Gomes.

A analista Pollyana Bellotti também explicou que além de inspirar e motivar, a Comissão quer levar conhecimentos práticos que promovam o desenvolvimento territorial de todas as regiões do estado. “Através destes seminários queremos alcançar os quatro cantos de Alagoas, estimulando o empreendedorismo rural”, diz.

Gestora do programa Sebrae Delas, a analista Érica Gomes também esteve no evento de Novo Lino e falou da experiência com as mulheres locais. “Nós tivemos a oportunidade de trazer a metodologia Efeito Furacão para a zona rural daqui do município. Trata-se de um processo de aceleração de negócios femininos que, além de conhecimento, promove o resgate da autoestima e da autoconfiança delas como donas de suas próprias histórias”, explica Érica.

Segundo ela, a metodologia mapeia as atividades já existentes naquele local e também acaba inspirando outras possibilidades, além do pertencimento. “A gente percebe que essas capacitações ajudam na mudança das mentalidades. As mulheres percebem que, quando se unem, têm mais força”, afirma.

A analista diz que, antes do Efeito Furacão, elas nem se enxergavam como empreendedoras. “Com a sementinha que plantamos, já percebemos uma grande mudança e hoje elas estão aqui. Nós pretendemos continuar atuando em Novo Lino, apoiando essas mulheres no desenvolvimento dos seus negócios”, afirma.

A analista Ingrid Santos, que atende o segmento do agronegócio no Sebrae Alagoas, chama a atenção para o papel social dessas ações propostas pela Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas. “A importância desse evento para as produtoras que eu atendo no meu projeto é mostrar a importância delas não só como mulheres empreendedoras, como pessoas”, opina.

Na opinião da analista, ao participar das palestras e trocas de experiências, as mulheres conseguem se ver de uma forma diferente. “Elas passam a entender que além de mães e produtoras, elas são donas de si. Então esse evento é para mulheres, feito por mulheres, sobre mulheres, propondo esse recorte de valorização do protagonismo feninino”, ressalta Ingrid.

Programação

O encontro em Novo Lino começou com credenciamento das participantes, seguido da abertura oficial às 13h30. A primeira palestra teve como tema “Conhecendo seu primeiro empreendimento: Você” com a consultora Desiree Farah.

A segunda palestra com Maria Aparecida Silva, consultora do Sebrae, enfocou o tema “Compras públicas e selos de inspeção”, às 15 horas. A programação seguiu com a palestra “Benefícios previdenciários e acesso ao crédito” com Carla Christine, analista de arrecadação do Senar/AL e membro da Comissão Estadual de Mulheres do Agro.