A primeira edição do Empretec Hour reuniu empreendedores, na última quarta-feira (13), para um bate papo sobre negócios com a participação de ‘empretecos’, como são chamados todos aqueles que já participaram do Programa Empretec. O evento ocorreu no Boteco Lugar Nenhum, em Maceió.
Eles trocaram experiências sobre o sucesso obtido com a aplicação do conteúdo do programa. Com foco nos comportamentos empreendedores que são trabalhados, esses empresários contaram como aplicaram a metodologia nas suas trajetórias empresariais.
“A gente utilizou dois facilitadores para mediar o bate papo, o Sandro Marroquim e o Antônio Carlos Sales. Os empresários foram Sávio Carnaúba, da Mescla, e Bianca Raposo, da Sea Comidas do Mar. Foi bem interessante, um evento dinâmico, e a energia dos presentes, e dos outros empretecos, foi muito boa também. Alguns deles pediram para levar potenciais interessados em participar. Também teve pessoas que querem participar do Empretec e que ainda não tinham aderido”, conta Vitor Pereira, analista de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas e coordenador estadual do Empretec.
Ele explica que o encontro vai acontecer de forma recorrente, com calendário trimestral, e também vai abrir para potenciais novos empretecos, já que o programa desperta um interesse muito grande no meio empresarial. “Vamos priorizar o público do Empretec, mas que esses nossos clientes, que são trabalhados na nossa comunidade, possam levar também os interessados em participar”, diz.
O Empretec Hour foi o segundo evento realizado pela Comunidade de empretecos este ano. O primeiro foi o Encontro de Negócios, realizado na semana passada, e que também foi um sucesso. “O modelo happy hour deve ser realizado novamente no começo de dezembro, assim como o Encontro de Negócios deve ter também uma nova edição, de forma trimestral”, revela.
Networking
O objetivo também é ampliar a rede de contatos dos empreendedores, porque os empretecos participaram das suas turmas separadas e, com esse evento agora, eles vão conhecer, pessoalmente, os empretecos de outras turmas, ampliando a rede de contatos.
“Ampliar essa rede é um dos comportamentos empreendedores: possibilitar o networking. Isso, de fato, aconteceu. Após o bate papo dos facilitadores com os empresários, com os casos de sucesso, todo mundo se conheceu, e quem não se conhecia acabou se conectando. Gerou, inclusive, negócios espontaneamente, uma demanda de um cliente para oferta do outro. Acompanhei isso de perto, vi esses clientes se conectando. O pós-evento, mantendo esse networking, é o objetivo do Empretec Hour”, comemora Vitor Pereira.
Sandro Marroquim, empresário e facilitador credenciado pelo Sebrae Alagoas, também faz uma análise positiva do Empretec Hour. “Acho que, como uma primeira experiência de evento com esse formato, foi muito bom, deu para tirar muitas lições de tudo que foi realizado. Quem compareceu por lá estava com uma boa energia, então acho que foi muito legal”, celebra.
Para Bianca Raposo, empresária convidada, o Empretec a ajudou a ter uma visão mais ampla do seu negócio. “Porque dificuldades a gente tem em todo lugar, seja empresa privada, pública ou nossa. Mas se a gente acredita no negócio e veste a camisa, os desafios são todos superados”, diz.
Sávio Carnaúba, outro empresário convidado para o evento, falou um pouco sobre a sua empresa, a Mescla, uma agência de inovação e tendências. “Nossa empresa surgiu a partir da colaboração de talentos alagoanos vindos de diversas áreas de expertise. Nosso diferencial está na busca permanente por estar na vanguarda do setor, sempre empenhados em oferecer soluções que permitam aos nossos clientes explorar as oportunidades de mercado de forma mais ampla e eficaz”, diz.

