A edição deste ano do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora será lançado em Alagoas no dia 14 de agosto pelo Sebrae. A premiação destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
Esta semana, em Brasília (DF), durante o evento Transformar Juntos, foi feita a apresentação nacional do prêmio, que contou com a presença do prefeito do Pilar, Renato Filho. Ele apresentou o case da cidade alagoana, a primeira a ganhar, em onze edições, a premiação nacional.
O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora está dividido em até 10 categorias: simplificação e fomento do empreendedor, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, turismo e identidade territorial, sustentabilidade e meio ambiente, empreendedorismo rural, cidade empreendedora e governança governamental.
Renata Fonseca, gerente de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae, explica que o prêmio segue a mesma estrutura da edição do ano passado. “É uma premiação aberta a todos os municípios e não só para aqueles que e0stão no Programa Cidade Empreendedora. Qualquer município que tenha um projeto que apoia as pequenas empresas pode participar”, afirma.
A cidade do Pilar foi uma das que investiu em iniciativas com foco no pequeno negócio e levou o prêmio no ano passado. O prefeito Renato Filho apresentou a experiência do município, que venceu na categoria Cidade Empreendedora Nordeste em 2022 com um amplo projeto de transformação social e econômica.
Na mesa redonda de lançamento do Prêmio em Brasília, ele destacou que as iniciativas que levaram a cidade a vencer se basearam, primeiramente, no desenvolvimento social para, então, criar um ciclo virtuoso também na economia local.
“Quando nós assumimos o município, elegemos dois grandes desafios: erradicar a extrema pobreza e o analfabetismo. Focamos no desenvolvimento social, combatendo a violência, enfrentando a fome, melhorando a educação, para que a partir daí criássemos um melhor ambiente para o empreendedorismo”, explica.
Programa guarda-chuva da prefeitura, o “Pilar Doce Lar – Vivendo uma Cidade Empreendedora” abrangeu desde reformas nas residências dos bairros mais vulneráveis a transformações tecnológicas como a colocação de pontos de internet gratuita na casa dos alunos da rede municipal, que duplicou o número de matrículas nos últimos seis anos.
Também abarca o programa Plantando o Futuro, que investe na agricultura familiar e na compra da produção pelo município para uso na merenda escolar. O Banco Pop dá crédito e, assim, amplia o número de micro e pequenos empresários na cidade e o investimento nos equipamentos turísticos também reforça o setor de comércio e serviços locais.
Seleção
Depois de inscritos, os projetos passam por processo de avaliação que inclui etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica ao município. As boas práticas que vencerem no estado seguem para a disputa nacional. Em 2021, foram mais de 1,6 mil inscrições de 1.327 prefeituras de todos os estados do país.
A previsão é que a premiação nacional ocorra em julho de 2024. As inscrições serão abertas em breve. Mais informações, regulamento, cronograma das etapas estarão disponíveis na página do prêmio.
Transformar Juntos
O evento em Brasília reúne autoridades, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças até esta sexta-feira (04), para discutir ações voltadas para a melhoria do ambiente de negócios locais. Para isso, promove-se o debate e a troca de experiências sobre os temas de Compras Públicas e Simplificação (Desburocratização) voltado para os micro e pequenos negócios e, consequentemente, para o desenvolvimento sustentável do país.
*Com assessoria da Prefeitura do Pilar
