Operadores e agentes de viagens de Maceió tiveram a oportunidade de conhecer a Rota Gastronômica Raízes dos Cânions, no Alto Sertão, durante um famtour promovida pelo Sebrae Alagoas e pelas instituições que formam as Instâncias de Governança Turística dos Cânions do São Francisco. Durante um dia inteiro, eles percorreram cooperativas, assentamentos, bares e restaurantes que ajudam a movimentar a agricultura familiar da região e a gastronomia local.
Foram convidados dez representantes dessas empresas, que percorreram os municípios de Delmiro Gouveia, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Piranhas e o distrito de Piau. Por cada lugar que passaram, eles conheceram uma parte da cadeia de produtores e empreendedores que atuam no Sertão do estado, com o objetivo de que as agências incluam a Rota Gastronômica Raízes nos seus pacotes de viagens.
“O famtour passou por uma cooperativa de mel, que é a Coopeapis, pelo Engenho São Lourenço, que trabalha uma gastronomia regional, inclusive eles têm um sorvete frito de tapioca, algo bem típico por lá. Passamos ainda pelo Assentamento Nova Esperança, onde fizemos uma trilha para visitar um sítio arqueológico com pinturas rupestres”, revela Alanna Klengues, trainee em gestão de projetos do Sebrae Alagoas.
O grupo ainda participou de uma oficina para desenvolver seu souvenir. “Cada um dos convidados, agentes de viagem, registrou sua própria pintura rupestre, num pratinho. O famtour esteve ainda na empresa Nossa Bodega, no centro de Piranhas, que traz todo esse contexto da agricultura familiar e da gastronomia local. Por lá, só são servidos produtos da região dos cânions, com origem nos pequenos produtores. A expedição foi encerrada com um jantar no Restaurante Dona Gui, que também tem um cardápio muito típico da região”, completa ela, pontuando a rota gastronômica.
Para Eduardo Clemente, presidente da Instância de Governança Turística dos Cânions e secretário de Turismo de Piranhas, a rota gastronômica da região veio para ficar. “É uma rota focada no turismo de base comunitária, no turismo de experiência. Nós convidamos para participar desse projeto, de promoção e divulgação, representantes da ABAV, da Abrasel e também algumas agências de turismo de Maceió”, afirma.
Janaína Melo, secretária executiva da Instância, destaca a iniciativa e observa que visitar as comunidades e empreendedores da região é validar ainda mais o trabalho desenvolvido por eles. “É um trabalho que cada vez mais vem se consolidando. É importante estar aqui hoje com essas pessoas que fazem tudo isso acontecer. São elas que vão ajudar o Rio São Francisco a mostrar que, além das rotas já existentes, temos ainda comunidades tradicionais que divulgam e vivem da Economia Criativa”, diz ela, que também é empresária à frente da agência de turismo Candeeiros Ecotur.
Diogo Acioli, da empresa Kairós Turismo, foi um dos participantes do famtour que definiu a expedição em Piranhas como ‘acolhedora e aconchegante’. “Um roteiro de experiências que, com certeza, nós traremos os nossos turistas, nossos passageiros, para terem uma vivência diferenciada num destino fantástico. Essa rota gastronômica incrementa ainda mais um roteiro que já é consolidado, formado por Piranhas, Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado. Vamos indicar esse destino para que cada um dos nossos passageiros vivencie experiências únicas no Alto Sertão de Alagoas”, afirma.
Soraya Silva, da empresa Rentex, e Samuel Silva, presidente da ABAV Alagoas, também fizeram parte da comitiva que percorreu a região. Ambos aprovaram a expedição. “A gente tem muito que agradecer por esse momento tão maravilhoso que o Sebrae Alagoas nos proporcionou”, diz Soraya.
“É um momento de muita alegria visitar novamente essa região, que tem um clima bem diferenciado do litoral, a comida é especial e ainda tem um povo muito afetuoso, que nos recebe sempre muito bem. Eu recomendo que qualquer um tire um tempo e venha visitar Água Branca e toda essa região. Garanto que não vai se arrepender, é um lugar lindo e maravilhoso”, destaca Samuel.
O Sebrae Alagoas realiza diversas ações com foco na manutenção e no incentivo das Instâncias de Governança Turística de Alagoas. A mais recente delas, antes da viagem à Rota Gastronômica Raízes dos Cânions, foi a realização do primeiro encontro dos representantes dessas instâncias, em junho passado, quando se reuniram os integrantes das regiões da Grande Maceió, Caminho das Águas, Costa dos Corais, Quilombos, Agreste, Caatinga e Cânions do São Francisco.
A iniciativa teve por objetivo reunir todas as instâncias para gerar integração, troca de boas práticas e compartilhamento das ações desenvolvidas pela instituição em 2021 e 2022.

