ASN AL
Compartilhe

Municípios da Instância Turística dos Quilombos apresentam suas principais atrações

Agentes e guias de viagem conhecem potencialidades regionais em evento que contou com apoio do Sebrae e Setur
Por Maria Clara Tenório e Guilherme Lamenha
ASN AL
Compartilhe

Representantes dos municípios alagoanos que integram a Instância de Governança Turística dos Quilombos se reuniram na sede do Sebrae Alagoas, nesta quinta-feira (20), para apresentar suas principais atrações: história, cultura, clima, paisagem, gastronomia, artesanato e diversos produtos da região. A abertura contou com a presença do diretor-técnico do Sebrae, Keylle Lima; da diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, e da secretária Executiva de Turismo, Marília Hermann, além dos convidados especiais do evento: agentes de viagens, guias de turismo, gestores públicos e privados.

Os municípios de União dos Palmares, Mar Vermelho, Ibateguara, Viçosa, São José da Laje, Maribondo, Murici, Quebrangulo e Chã Preta deram um verdadeiro show de atrações, com vídeos de apresentação de cada cidade, apresentações folclóricas, além da degustação de produtos feitos por donos de pequenos negócios. Os expositores também puderem mostrar o rico artesanato, assim como folders, livros e objetos tradicionais da cultura serrana e quilombola, que domina a região.

Para a presidente da Instância e secretária de Turismo de União dos Palmares, Izabel Maia, essa abertura e promoção do turismo na região quilombola foi um sonho realizado. “O apoio do Sebrae, da Setur e dos secretários de cada município foi fundamental e, sem eles, não seria possível estar aqui hoje, celebrando essa conquista”, afirma.

A secretária Executiva do Turismo, Marília Hermann, representando a secretária Bárbara Braga, descreveu o evento como uma grande oportunidade para fomentar a troca de experiências e fortalecer as atrações turísticas locais. “O turismo vai além do lazer, é uma ferramenta social que gera emprego e renda para milhares de pessoas e precisa ser impulsionado”, destacou.

O diretor-técnico, Keylle Lima, e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, agradeceram a presença de todos no evento que aconteceu durante toda a manhã, na sede da instituição. “Precisamos valorizar não só a cultura que vem de fora, mas também o que temos localmente. A região dos quilombos é uma área que, além de representativas da força do povo quilombola, é muito rica em história e cultura”, pontua Keylle Lima.

Para a diretora Juliana Almeida, que já foi prefeita de Mar Vermelho, fomentar o turismo no interior do Estado é estratégico para o desenvolvimento econômico. “Nosso sol e mar consolidou o destino Alagoas, mas queremos ampliar essa força para todos os municípios, seja na região do Rio São Francisco, com os Cânions, seja no Agreste e nessas cidades aqui representadas, da nossa zona da Mata, a região quilombola, com seus serras e seu frio no inverno que estão atraindo um número cada vez maior de visitantes”, argumenta.

O prefeito de Viçosa, João Victor Calheiros, enalteceu a importância da parceria com o Sebrae para o turismo quilombola. “Graças a essa união de esforços, podemos fomentar economicamente a região dos quilombos, que tem muito potencial turístico”, diz. O evento ainda contou com manifestações culturais e folclóricas.

A guia turística de União dos Palmares, Thaís da Silva, mais conhecida como Dandara, apresentou uma dramatização da lenda de Abayomi. Um grupo de Quebrangulo trouxe uma apresentação de Nega da Costa, cujo enredo representa a cultura e a religião dos quilombos através da dança. A poetisa de Mar Vermelho, Alessandra Alves, recitou poemas que enaltecem a região quilombola, dentre outros artistas e grupos presentes ao evento.