ASN AL Atualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2023 vai destacar empreendedoras do ano

Podem participar empresárias maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou MEIs
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios continuam abertas até o dia 31 de julho e é uma oportunidade para as empreendedoras alagoanas mostrarem seus negócios e serem reconhecidas pelo impacto social e econômico que geram com suas atividades.

Para participar, basta acessar o site da premiação, preencher o formulário eletrônico e enviar o link para o vídeo com pitch (apresentação rápida) da empreendedora candidata. Capacidade de inovação, visão de futuro, estratégia e gestão empresarial são algumas das qualidades levadas em consideração pela comissão julgadora.

No ano passado, a empresária Thais Simões, da Clinvacin Arapiraca, conquistou o 3º lugar na categoria Pequenos Negócios, na etapa regional. “Me inscrevi no prêmio sem muita pretensão. Foi uma surpresa maravilhosa ser premiada. Ganhar me fez enxergar o quanto eu evoluí nesses últimos anos, pois normalmente não paramos para reconhecer os nossos esforços. Aí você ganha um prêmio desse, para e pensa: foi mérito meu, de verdade”, relembra.

Ela diz que busca sempre fazer melhorias nas empresas que comanda e que 90% dos cursos e consultorias que já participou foram pelo Sebrae. “Com esse reconhecimento, eu me senti mais motivada em continuar, alavancar ainda mais a minha empresa e, quem sabe, conquistar mais prêmios. Além disso, saber que posso inspirar outras mulheres me deixa bastante feliz e orgulhosa”, completa.

A empreendedora contábil Ana Walkiria Silva, da empresa Decisão Contabilidade, também foi uma das vencedoras na edição do ano passado. Ela ficou com o 2º lugar na categoria Pequenos Negócios, na etapa regional.

“Esse prêmio me deixou muito feliz. Ele é a realização de um sonho, de um plano de negócio e só veio chancelar toda essa trajetória. Quando iniciei como empreendedora, eu não sabia que ia ter um grande desafio pela frente, porque hoje eu vejo que as pessoas, quando vão empreender, acham que entender do negócio é suficiente. Mas tem a questão da gestão, que é onde tudo começa a ficar mais difícil”, destaca.

Ela lembra que a participação no programa Empretec foi decisiva para reunir todos os méritos necessários para levar a premiação. “O Empretec foi a virada de chave em minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Me abriu os olhos para muita coisa, preencheu várias lacunas que ainda estavam em aberto. Com a capacitação, eu consegui preencher todos esses espaços que ainda faltavam e consegui alavancar o meu negócio na questão da gestão financeira, gestão de pessoas e gestão dos meus clientes”, diz.

Fontes de inspiração

A analista Érica Pereira, gestora do Sebrae Delas, destaca que a principal importância para as empreendedoras se inscreverem é que elas podem servir de inspiração para outras que estão começando, assim como para as que estão precisando de um incentivo a mais para continuar. “Na maioria dos relatos, essas mulheres superaram muitos desafios para estarem hoje à frente de suas empresas e servindo de exemplo de gestão e inovação dentro dos negócios liderados por elas”, destaca.

A premiação é voltada para mulheres maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) com CNPJ. Também podem concorrer, produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.

Nesta edição, as participantes podem participar em três categorias: Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio e Produtora Rural. Serão três etapas: fase estadual em agosto, a regional em outubro e a nacional em novembro, quando se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. A cerimônia da grande final será realizada, presencialmente, em Brasília (DF). O Sebrae pagará as despesas de deslocamento para as finalistas.

A primeira etapa será estadual com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação.

Por fim, a etapa nacional terá a participação das 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação.

Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional, no primeiro e segundo lugares de cada categoria, vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também de modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.