O diretor-superintendente, Vinicius Lages, e diretora de Administração e Finanças, Juliana Almeida, receberam, na manhã de hoje (15), na sede do Sebrae, em Maceió, a visita da primeira-dama de Alagoas, Marina Dantas, acompanhada da secretária de Desenvolvimento, Caroline Balbino, e assessores. Na pauta do encontro, foi discutido o fortalecimento de parcerias já existentes entre a instituição e o Governo do Estado, a exemplo das ações que envolvem o artesanato; assim como o alinhamento de novas colaborações, como atividades de fomento ao empreendedorismo em programas como o Vida Nova nas Grotas.
“O nosso objetivo é unir forças em torno de questões fundamentais para o desenvolvimento social e econômico das comunidades que são beneficiadas com ações de melhoria de infraestrutura, nas grotas da nossa capital. Entendemos que, além de proporcionar acessibilidade e benfeitorias físicas, precisamos ampliar o atendimento dessas populações, com a oferta de serviços prestados pelas secretarias de Estado. A parceria com o Sebrae viria complementar capacitações em torno do empreendedorismo local”, ressaltou a primeira-dama.
Para o diretor-superintendente, Vinicius Lages, o Sebrae é, antes de tudo, uma agência de desenvolvimento humano, por isso o alinhamento dessas parcerias fazem todo o sentido. “Para além do pequeno negócio, enxergamos a possibilidade de valorização das pessoas, aproveitando as competências que já estão instaladas e respeitando a vocação das comunidades”, afirmou. Segundo ele, há oportunidades de apoio aos setores da economia criativa, costura, artesanato, gastronomia, entendendo a complexidade e a diversidade do entorno.
A direta Juliana Almeida destacou a força do empreendedorismo feminino já que, muitas vezes, elas lideram os negócios nessas comunidades. “Durante esse mês, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, temos participado de diversos eventos e ouvido histórias inspiradoras de mulheres que superam desafios e abrem seu próprio negócio. Elas contam suas experiências e como conseguem conciliar a vida de empreendedora com as atividades da casa e da criação dos filhos, mostrando que são capazes de conciliar múltiplas funções”, argumentou.
Durante o encontro, a gerente do Sebrae, Renata Fonseca, e a analista, Marina Gatto, apresentaram à primeira-dama e sua equipe as ações da instituição no segmento do artesanato, reforçando as parcerias já existentes. “É preciso valorizar cada vez mais o artesão, integrando incentivo ao empreendedorismo com temas como sustentabilidade e respeito à cultura local”, destacou Renata Fonseca. Marina Gatto lembrou o destaque de Alagoas no Prêmio Top 100 de Artesanato, promovido anualmente pelo Sebrae. “Somos o terceiro Estado do Brasil no ranking de ganhadores, com 11 artesãos premiados”, concluiu.
-

