ASN AL
Compartilhe

Programa Empreender quer unir empresários do segmento de vestuário

Metodologia foi apresentada nesta terça-feira (31)
Por Mariana Lima - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

No melhor exemplo de associativismo e “a união faz a força”, empresários do segmento Vestuário/Moda foram apresentados ao Programa Empreender, nesta terça-feira (31), na Associação Comercial de Maceió. Uma metodologia de trabalho em conjunto para segmentos de empresários varejistas, o programa é conduzido localmente pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), em parceria com o Sebrae Alagoas, juntamente com a Associação Comercial.

A apresentação ficou a cargo de Cléa Mascarenhas, coordenadora do Empreender pela Federalagoas, após uma saudação de incentivo da analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Carolina Ávila, que destacou como a metodologia pode beneficiar os empresários não só por reuni-los em um objetivo comum de melhoria, mas pelo envolvimento das entidades parceiras para viabilizar as demandas identificadas.

“Conhecemos as dores e dificuldades dos empresários, que são difíceis de resolver individualmente. Acredito que o Empreender é uma solução viável para segmentos varejistas, por ser uma oportunidade para vocês mesmos criarem uma pauta ou agenda para o ano e pleitear consultorias, eventos, feiras de negócios, missões para que possam viajar e conhecer outros negócios. É uma oportunidade para os varejistas se verem não como concorrentes, mas como aliados, e aumentarem a sua competitividade”, incentivou a analista do Sebrae.

Cléa Carvalho seguiu com a apresentação do Empreender, que forma Núcleos Setoriais no varejo, reunindo empresários do mesmo segmento. Apoiados pelos consultores do programa, eles fazem um planejamento anual participativo com ações para elevar a competitividade e promover o desenvolvimento organizacional dos associados.

Como exemplo da viabilidade do programa, ela mostrou os resultados do Núcleo de Ópticas da Associação Comercial de Maceió, o Ótima!, considerado caso de sucesso do Empreender. Após mobilização e empenho coletivo, o Núcleo conseguiu a promulgação de legislação em benefício às óticas em todo Estado, compras em conjunto com fornecedores em melhor condição de negociação, utilização de um Selo de Qualidade nas óticas participantes, realizaram a “Feirótima – Feira das Óticas de Alagoas”, participaram da feira da ABIÓPTICA – Associação Brasileira das Indústrias Ópticas e, claro, a ampliação dos negócios com melhoria na venda e na gestão.

“O Empreender existe para tirar o empresário do isolamento. Dentro das turbulências que o mercado traz no dia a dia, você não consegue identificar que o seu problema é compartilhado por outro empresário. E esses problemas em comum possuem soluções em comum que nós podemos

ajudar a resolver. Cada um vai apoiando o outro, e é assim que tem funcionado desde os tempos imemoriais, com as associações de classe ao longo da história”, explicou Cléa Machado.

As informações caíram como uma luva para o casal André Paffer e Angélica Calado Bonfim, da loja Cazul, que perceberam, no susto provocado pela pandemia, que unidas, as lojas de Moda podiam muito mais.

“A Angélica reuniu um grupo de empresárias durante o período do isolamento e juntas, elas ganharam força para negociar com fornecedor, promover eventos, divulgação. Eu também tenho essa ideia de unir as lojas, porque cada um atende um segmento, tem seu estilo, seu público. Estou empolgado para conhecer o Programa Empreender, porque acho que podemos ganhar muito trabalhando juntos”, revelou André.

Negócios no Whatsapp

Para fechar a noite em grande estilo, a analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Thayná Brito, ministrou a palestra sobre Whatsapp Business e como os empresários podem aproveitar ao máximo a ferramenta para apresentar suas lojas e fechar negócios.

Especialista em Digital Business ou Negócios Digitais, Thayná apresentou o passo a passo das funcionalidades da ferramenta e dicas estratégicas, como apresentar o catálogo virtual do aplicativo ao cliente, em vez de enviar diversas fotos de produtos durante a conversa. Ao final da palestra, os empresários ainda puderam acessar o conteúdo via QR Code para guardar as informações e consultar sempre que necessário.

Quem tiver interesse em participar do grupo de empresários do Programa Empreender Varejo de Moda do Sebrae alagoas, pode entrar em contato com a consultora Geovana Larissa (98886-5067).