ASN AL
Compartilhe

Programa Empreender divulga resultados expressivos dos últimos anos em Alagoas

Entre 2019 e 2022, foram atendidas mais de 4,4 mil empresas e realizadas mais de 5,4 mil orientações
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O Programa Empreender busca fomentar e desenvolver as micro e pequenas empresas alagoanas, melhorando a gestão e a qualidade de seus serviços, por meio de soluções voltadas ao associativismo, através de seus núcleos setoriais. No período de 2019 a 2022, foi registrado um aumento de 15% no número de empresas participantes.

O programa atendeu mais de 4,4 mil micro e pequenas empresas, realizando, no mesmo período, mais de 5,4 mil orientações empresariais; 66 eventos de ‘Capacitação e Geração de Negócios’; 42 cursos; 80 palestras; sete intercâmbios empresariais, além da promoção do projeto-piloto do UP Digital em Alagoas e estímulo aos 34 Núcleos Empresariais.

No que diz respeito ao aperfeiçoamento gerencial, a iniciativa ajudou a otimizar em 50% as práticas de gestão das empresas atendidas. Nas práticas de soluções inovadoras, o Empreender observou que 25% das empresas atendidas implantaram programas específicos voltados ao fomento e desenvolvimento da inovação no ambiente corporativo.

O Empreender ainda acumulou resultados como o destaque internacional no Programa AL-Invest 5.0, através do projeto submetido pela Associação Comercial de São Miguel dos Campos (ACEM). Além da conversão das empresas atendidas em empresas associadas à ACEM, saltando de 25 para 150.

O mesmo resultado pode ser observado na Associação Comercial de Rio Largo (ACERIL), que avançou de 14 associados para 77. No período mais difícil da pandemia da Covid-19, a busca pelo Empreender aumentou e o programa ofertou às empresas nucleadas soluções de enfrentamento à recessão econômica.

A analista de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Pauline Reis, destacou as ações futuras do Programa Empreender até o ano de 2024.

“O programa seguirá com as ações de fortalecimento das MPEs, buscando ampliar o atendimento a outros negócios, bem como, expandir a rede de relacionamento de entidades parceiras. No período de 2023 e 2024, as ações estarão principalmente pautadas em seminários de gestão em temas como acesso ao crédito, inovação, finanças, planejamento e marketing, além da realização de encontros de negócios, capacitações em gestão e elaboração de projetos para captação de recursos e desenvolvimento de estudos para os segmentos atendidos”, pontuou Pauline.

Núcleos do Empreender

Ao participar de um núcleo setorial, o negócio passa a ter contato estreito com outros empreendimentos para buscar soluções comuns. Os Núcleos Setoriais desenvolvem uma série de atividades, que acabam beneficiando não apenas as empresas que dele participam, mas também todas as demais MPE do mesmo segmento. Aquelas participantes do Núcleo Setorial se tornam um grupo de referência e uma amostra significativa das necessidades do segmento empresarial.

Os Núcleos Setoriais realizam atividades como compras conjuntas, prestação de serviços ou fabricação de produtos de forma coletiva, exerce poder de lobby através da Associação Comercial, treinamentos, participação coletiva em feiras, intercâmbio de informações, missões técnicas e comerciais, venda conjunta e logística de distribuição conjunta.

Os Núcleos Empresariais do Empreender atuam em sete municípios do Estado:

Maceió – Autopeças e Serviços Automotivos; Contadores; Escolas Particulares; Óticas; Cabeleireiros (atual Salão de Beleza); Gastronomia; Eventos; Material de Construção; Vestuário; e Food Trucks;

São Miguel dos Campos – Cabeleireiros; Jovens Empresários; Oficinas Mecânicas; e Mulheres Empresárias;

Porto Calvo – Oficinas Mecânicas; Cabeleireiros; Gastronomia; Comércio; Mulheres Empreendedoras; e Produtores Rurais;

Palmeira dos Índios – Mulheres Empreendedoras; Beleza e Estética; Gastronomia; e Confecções;

Santana do Ipanema – Gastronomia; Mulheres Empreendedoras; Farmácia; e Jovens Empreendedores;

Rio Largo – Multissetorial; Gastronomia; Jovens Empresários; e Mulheres Empreendedoras;

Arapiraca – Economia Criativa;

Em Alagoas, o Programa Empreender é liderado pela Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas (Federalagoas), em parceria com o Sebrae Alagoas, juntamente com a Associação Comercial de Maceió (ACM).

  • empreender