A participação em diversos editais lançados ao longo deste ano e a realização de missões técnicas em grandes eventos no Brasil foram alguns dos resultados comemorados pelos empresários de startups atendidas pelo Sebrae Alagoas. Os depoimentos foram realizados durante a reunião mensal das startups na noite da última quarta-feira (30), a penúltima do ano, realizada na sede do Sebrae Alagoas, em Maceió.
O principal edital acessado pelas startups foi o Programa Startup Nordeste – Alagoas, que selecionou 34 startups locais para o programa de aceleração, promovido pelo Sebrae em parceria com a Ventiur Aceleradora. Essa ação busca fomentar e desenvolver startups instaladas na região e a inserção desses pequenos negócios inovadores no mercado global de inovação e tecnologia.
Já em relação aos grandes eventos, as startups alagoanas participaram de iniciativas como o Rio Innovation Week, no Rio de Janeiro; Case 2022, da Abstartups, em São Paulo; e o Web Summit, em Lisboa. Algumas dessas empresas irão à 32ª Conferência Anprotec, em Salvador, no período de 5 a 7 de dezembro.
Há mais de quatro anos no grupo, Victor Hugo Soares, sócio-diretor de negócios da Promáxima, destacou a importância da interação entre as startups durante o ano para a difusão de informações sobre editais e oportunidades. Essa parceria se tornou importante também para a divulgação do principal produto da startup, a ‘Fonte de Preços’, desenvolvida para órgãos públicos, contando com a cotação de preços para compras públicas, agilizando os processos de licitação.
“É fundamental sobretudo pela quantidade de informação e parcerias firmadas nessas viagens. Participamos do Startup Summit, em Florianópolis, tivemos um estande lá e foi uma oportunidade de divulgar o ‘Fonte de Preços’. Participamos também do CASE, em São Paulo, realizamos visitas em diversas empresas. Tudo isso que o Sebrae faz, com informações e contrapartida para missões, é importante porque conseguimos ver as boas práticas do cenário nacional e trazê-las para a nossa empresa”, afirma o empresário.
Ele também ressaltou os principais ganhos a partir dessas ações. “Toda essa bagagem ajudou a capacitar nosso time, a mudar as estratégias do nosso marketing, trazendo novas ideias para o nosso time. Aumentamos as nossas vendas, ficamos maiores em capilaridade, e alcançamos clientes de outras regiões. Tudo isso com ideias que tivemos esse ano a partir desse apoio do Sebrae”, pontuou Victor Hugo.
Outro participante da reunião foi Fábio Moreira, diretor da startup Rotas Inteligentes, que destacou os bons resultados durante o encontro. Fábio desenvolveu a plataforma turística virtual que promove a integração de informações, dando a possibilidade para que os turistas criem suas próprias rotas visualizando os espaços turísticos com imagens interativas, além de receber notificações de eventos do destino.
“Participamos de vários editais como o do Programa Startup Nordeste – Alagoas. Fazer parte desse grupo está sendo algo muito bom para a nossa startup e relevante demais para nós, já que conta com mentorias, palestras, além da imersão nos eventos. Com o Sebrae à frente, tivemos estande no Rio Innovation Week e isso trouxe muita visibilidade para o nosso negócio, muito networking e conexões, futuras parcerias. Também fomos ao CASE, em São Paulo. É uma parceria muito importante que temos com o Sebrae e ajuda a fortalecer a nossa equipe”, ressaltou.
O empresário também lembrou algumas das mudanças identificadas na empresa a partir do trabalho no grupo de startups. “O que mais mudou para nós foram os processos. Toda startup começa pela validação. É importante entender como é o mercado, como o negócio se encaixa nele, quais as ferramentas que precisamos para atuar, e qual o nosso diferencial. Esse somatório de coisas faz com que tenhamos maturidade hoje. O Sebrae, sempre junto conosco, foi muito importante para a aceleração, por meio das mentorias, e a nossa participação no ecossistema. Também muito importante a troca de ideias com empresas mais maduras, trazendo uma grande relevância para o nosso negócio”, concluiu.
De acordo com a gerente-adjunta da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, o Sebrae também tem articulado visitas a lugares inovadores. “Além dos editais, aproveitamos as oportunidades nas missões para os eventos e levamos as nossas startups para que elas façam visitas, aproveitem bem a viagem. Além de realizarem importantes conexões e conheçam melhor alguns pontos de inovação nas cidades, e aproveitem bem o que tem nesses lugares”, finalizou.

