A segunda edição do Seminário e Feira de Cachaças do Brasil, que começou nesta quinta-feira (20) e segue até o próximo sábado (22), no Espaço Cultural Zé Lins do Rego, em João Pessoa/PB, contará com as participações de três cachaçarias alagoanas apoiadas pelo Sebrae Alagoas: Engenho Caraçuípe, de Campo Alegre; Brejo dos Bois, de Junqueiro; e Cachaça Gogó da Ema, de São Sebastião, que terão estandes no local.
De acordo com o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Harisson Freitas, as empresas terão a oportunidade de comercializar produtos e posicionar suas marcas em um evento regional, participando, também, de uma Rodada de Negócios Internacional, que será realizada com o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
As empresas ainda poderão aproveitar a programação de palestras, oficinas e painéis científicos, assim como, prestigiar o Concurso de Drinks. Ainda segundo Harrison Freitas, essa é uma ocasião exclusiva para que as empresas tenham acesso a novos mercados, posicionamento da marca em cenário nacional e internacional e mais conhecimento a partir de conteúdos técnicos relacionados ao processo produtivo, tributação e mercado.
“Com essa participação, nós temos a expectativa de posicionar a cachaça alagoana em um cenário nacional e internacional, considerando as oportunidades de negócios que serão promovidas para exportação dos produtos, através das rodadas de negócios, aproximando os produtores do estado de Alagoas a novos mercados, possibilitando, também, que estes tenham acesso a diversos conteúdos técnicos que serão apresentados durante o evento”, afirma.
Ainda segundo Harisson, as empresas deste segmento são atendidas por uma iniciativa multissetorial do Sebrae – acessando produtos de consultoria e instrutoria, bem como, participando de eventos organizados pelo próprio Sebrae e de ações pelo convênio firmado com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
“Por meio desse convênio são disponibilizadas consultorias nas áreas de Gestão da Inovação, Produtividade e Saúde e Segurança no Trabalho. Além disso, também temos a expectativa de desenvolver ações específicas para segmentos de Alimentos e Bebidas, já que entendemos que as Cachaçarias devem receber destaque”, conclui Harisson Freitas.
Sobre o evento
O II Seminário e Feira de Cachaças do Brasil nasceu com o propósito de promover a Cadeia Produtiva da Cachaça, com a exposição e comercialização de produtos e serviços; realizar a aproximação de produtores e consumidores; difundir a história, qualidade e valores sensoriais da cachaça; além de fomentar o consumo responsável, aproximar os participantes dos novos mercados e difundir o conhecimento, com palestras técnicas e temáticas.
O evento é patrocinado pela prefeitura de João Pessoa e tem como parceiros colaborativos, o Governo do Estado da Paraíba, Sebrae Paraíba, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq-PB), Fecomercio-PB, Prefeitura de Cabedelo, Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Associação Paraibana de Produtores de Cachaça de Alambique (ASPECA) e Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA).

