ASN AL
Compartilhe

Trakto Show: Retrato do consumo pós-pandemia e como sobreviver a ela

Consumidor brasileiro ficou mais exigente, busca pagar mais barato por produtos de qualidade
Por Elzir Souza - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

No palco principal do Trakto Show 2022, o comunicólogo, escritor e um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, Renato Meirelles, apresentou aos participantes do evento a mudança nos padrões dos consumidores brasileiros após o auge da pandemia da covid-19.

Segundo Renato, depois de um período passando mais tempo em casa e se preocupando com a própria saúde e com a de pessoas queridas, é fácil perceber que os hábitos de consumo mudaram com a pandemia. É possível notar a quantidade de restaurantes que surgiram nos aplicativos de delivery, lojas criando perfis nas redes sociais, pessoas trocando o carro pela bicicleta.

“Duas tendências passaram a ser nítidas, a primeira é que as pessoas passaram a valorizar o relacionamento social e a segunda é que o consumidor ficou mais exigente, querendo comodidade e pagar mais barato por um produto de qualidade”, destaca Meirelles.

Para as empresas, o impacto é na necessidade cada vez maior e mais urgente de recursos e ferramentas de apoio que possam mapear e indicar qual a necessidade do cliente, bem como entender a importância das redes sociais e das tendências virais criadas nela, para a decisão de compra.

“Um cliente satisfeito com o produto sempre retorna à loja para consumir o produto novamente, por isso as empresas precisam compreender que oferecer um produto de qualidade é ter a certeza que vai suprir a necessidade do seu público, tornando o seu cliente otimista com o consumo”, indica Renato.

No fim da palestra, o especialista lembrou que é preciso olhar para a história e observar que depois da pandemia veio o renascimento e com ela os maiores avanços civilizatórios da humanidade, por isso, manter o otimismo é acreditar que dá para fazer melhor.

Sobre o Trakto Show

O Trakto Show é realizado pela Trakto com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Senai, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo do Estado de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cesmac, Além do Conhecimento, CI Viagem e Intercâmbio, Bem Natú, Organização Arnon de Mello, Barulhinho Bom, Yazo, Revolução Digital, Café do Sobrado e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ainda conta com o apoio da Livraria Leitura e Instituto Agda Bianco.

  • consumidor