ASN AL
Compartilhe

Espaço Sebrae traz palestra sobre educação empreendedora e futuro disruptivo no Trakto Show

Luciano Meira apresenta benefícios da educação empreendedora e importância desse processo para o empreendedorismo por oportunidade
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

O Espaço Sebrae no Trakto Show 2022, realizado nesta quinta-feira (18), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, trouxe na sua programação a palestra ‘Educação Empreendedora e Futuro disruptivo’, ministrada pelo Luciano Meira, Ph.D em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia, mestre em psicologia cognitiva e professor adjunto de Psicologia da UFPE.

O palestrante, que também é professor colaborador do Mestrado em Design do Cesar School, no Porto Digital, no Recife, iniciou sua apresentação com uma provocação ao público. “É muito comum se pensar que um negócio inovador tem início através de uma ideia, como vi em vários cartazes no evento. Mas será que bons negócios começam apenas de uma ideia? A educação empreendedora nos ajuda a responder essa questão”, afirma.

Segundo Meira, por meio da educação empreendedora, o estudante passar a ter a oportunidade de ter diversos ganhos presumidos como o pensamento crítico, a capacidade de resolver problemas de forma criativa, iniciativa e colaboração, além do próprio espírito empreendedor.

Mas, de acordo com o professor, ao ser exposto à educação empreendedora, é preciso que o estudante viva experiências imersivas para que de fato absorva o conteúdo compartilhado em sala de aula. “Não é qualquer educação empreendedora que cria um efeito permanente nas pessoas. Somente ensinar esses conceitos e mostrar que uma boa ideia gera bons negócios não traz muito efeito. É preciso incubar esses planos de negócio dentro de uma experiência sustentável no tempo”, pontua.

Luciano Meira ainda apresentou alguns cases de jovens brasileiros que empreendem por oportunidade, que dentre os novos negócios, 61,8% se estabeleceram dessa forma, segundo pesquisa do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER). Entre os cases mostrados estiveram o da Nath Finanças, Nina da Hora e Gil Nogueira.

Ao final da palestra, Luciano Meira enfatizou que o processo de aprendizagem deve ser baseado em desafios. “É preciso escolher bem o conteúdo para gerar engajamento nesse processo, sempre com ludicidade e propósito, trazendo uma forma de interação, de diálogo com o público. Um bom negócio inovador começa a partir do entendimento dos problemas que as pessoas têm”, conclui.

Trakto Show

O Trakto Show é realizado pela Trakto com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Senai, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo do Estado de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cesmac, Além do Conhecimento, CI Viagem e Intercâmbio, Bem Natú, Organização Arnon de Mello, Barulhinho Bom, Yazo, Revolução Digital, Café do Sobrado e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ainda conta com o apoio da Livraria Leitura e Instituto Agda Bianco.

  • Educação empreendedora