No primeiro dia do Trakto Show, nesta quinta-feira (18), o Espaço Sebrae trouxe um dos principais palestrantes sobre marketing digital no Brasil para micro e pequenas empresas, Rapha Falcão. O especialista alagoano e criador de conteúdo, que atua na área desde 2008, ministrou a palestra ‘O Segredo dos Lançamentos Digitais’.
No início da palestra, Rapha Falcão abordou como alguns especialistas, ao longo da história, trabalharam o lançamento de produtos por meio da publicidade e da internet, e de como eles impactam o mercado até hoje. Dentre esses, ele destacou o copywriter Ted Nicholas, com as ‘cartas de venda’, Robert Cialdini e os ‘gatilhos mentais’, por meio do livro ‘As Armas da Persuasão’, e Jeff Walker, com o lançamento a partir do e-mail, ainda em 1996. Em seguida, ele deu dicas de como os empreendedores podem lançar produtos na internet, mostrando estratégias de lançamento digital de forma descomplicada.
Segundo Rapha Falcão, os empreendedores devem focar em alguns pilares como listas de e-mails, gatilhos mentais, autoridade, compartilhamento de conteúdo e escassez para atrair, converter, fechar e encantar os clientes. “A partir da utilização disso, você conseguirá colher leads, que são pessoas interessadas no seu negócio para conseguir clientes e, no final, clientes que também promovam sua marca”, pontua.
Rapha Falcão apresentou alguns tipos de lançamento, como o lançamento semente, que é mais utilizado por iniciantes, sendo bom para colher provas sociais, que ajudam a validar a eficácia do produto. Entre as etapas desse lançamento estão: lista semente, oferta, lançamento e entrega do produto.
Sobre a oferta do produto nas redes sociais, Rapha Falcão ressaltou algumas possibilidades, como o lançamento de maneira on-line e ao vivo, o que traz mais lucro e impacto. Já o on-line e gravado, gera mais lucro, porém menos impacto. E a forma presencial, como um evento, traz menor lucro, mas gera ainda mais impacto.
Outros tipos de lançamento
Sobre o lançamento relâmpago de produtos na internet, ele destacou que é importante criar uma oferta limitada de três a sete dias para uma lista de leads específica, fator que ajuda a ativar o senso de urgência nos clientes, além de trabalhar benefícios exclusivos do produto, sempre com base na escrita persuasiva.
Já sobre o lançamento interno, ele lembrou que é voltado para a base de contatos do empreendedor, o que se faz necessário reforçar a manutenção do relacionamento com o cliente e sempre nutrir a audiência com conteúdo. “É importante criar uma expectativa, sempre trazendo mensagens como ‘prepare-se’, ‘aguarde’, mas ofertando conteúdos para a sua audiência, para que as pessoas se aproximem de você e crie um relacionamento”, ressalta.
Ele também abordou a fase de aquecimento, no qual o empreendedor digital deve dar algo de valor para a lista como um e-book, um artigo ou fazer uma live, e disponibilizar conteúdos com valor como entrevistas e vídeos para reforçar o relacionamento.
Sobre a fase de ‘pré-pré’ lançamento, explica Falcão, deve-se dar um ‘tiro de alerta’, avisando ao mercado que algo irá acontecer; convidar a audiência para uma sequência de aulas como alguma masterclass e reunir testemunhos de pessoas da lista/audiência que já foram impactadas antes.
Sobre Rapha Falcão
Com mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, Rapha Falcão foi gestor do Sebrae Digital por mais de quatro anos e hoje possui mais de 10 mil alunos on-line em 37 países. Ele já palestrou em mais de 50 cidades do Brasil, somando um público de mais de 70 mil pessoas ao longo da sua jornada como palestrante, além de ter ministrado cursos e Workshops para diversas instituições.
Sobre o Trakto Show
O Trakto Show é realizado pela Trakto com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Senai, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo do Estado de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cesmac, Além do Conhecimento, CI Viagem e Intercâmbio, Bem Natú, Organização Arnon de Mello, Barulhinho Bom, Yazo, Revolução Digital, Café do Sobrado e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ainda conta com o apoio da Livraria Leitura e Instituto Agda Bianco.

