ASN AL Atualização
Compartilhe

Caleidoscópio: empresa alagoana cresce, inova e chega a 17 países

Empresa que teve primeira oportunidade de expor suas peças no Sebrae, hoje chega a diversas partes do mundo e se transformou em caso de sucesso
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Em seus 50 anos de existência, o Sebrae ajudou a construir casos de sucesso em todos os segmentos no mundo dos negócios. Em Alagoas, as ações do Sebrae contribuíram com a transformação de pequenos negócios locais em empresas de destaque no estado e até em outros países. No segmento da moda, um dos principais casos de sucesso é o da Caleidoscópio, que produz joias artesanais com design inovador desde 1998.

Criadas pelas irmãs arquitetas Jeanine, Mailda e Renata Fontan, as peças autoriais artesanais da Caleidoscópio contam com matérias-primas que vão de pedras brasileiras, pérolas naturais, fio de aço, prata, ouro, madeira, contas de vidro especiais até Cristais Swarovski, sempre trazendo elementos da identidade cultural de Alagoas e do Brasil.

A união do talento das irmãs e a implantação das soluções repassadas pelo Sebrae Alagoas, especialmente nas áreas de gestão, marketing e design, impactou positivamente no mercado. Renata Fontan revela que uma das primeiras oportunidades de expor suas peças foi dada pelo Sebrae.

“Costumo dizer que somos cria do Sebrae, pois a parceria começou antes mesmo da formalização da empresa. Começamos participando de cursos e feiras locais. Nosso primeiro ponto de venda fixo foi em uma loja chamada Estação Negócio, que funcionava na sede do Sebrae, em Maceió. Ali pudemos testar e aprimorar o nosso produto”, lembra.

A partir da aceitação do público, a Caleidoscópio passou a ter a primeira loja física de joias, em Maceió, e passaram a participar de feiras nacionais e internacionais. “Essa bagagem possibilitou o nosso crescimento. Foi assim que passamos por um processo de internacionalização, aprendemos a inovar e a ter responsabilidade social como empresa”, afirma.

Prêmios 

A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Ana Paula Dantas, destaca que atualmente as peças da Caleidoscópio ganharam o mundo, sendo vistas em grandes passarelas e em capas de revistas de moda internacional.

A empresa alagoana passou a ser premiada. Entre as principais conquistas estão: TOP 100 Sebrae (2006); Top 100 Sebrae – Swarovski Design Contest – Nova York- EUA, Zumbi Dos Palmares, Câmara Do Comércio França/Brasil (2008); MPE Brasil – Prêmio nacional de competitividade (2014); MPE BRASIL – Prêmio Competitividade Alagoana, Categorias: ‘Indústria’, ‘Destaque Inovação’ e ‘Destaque Responsabilidade Social’ (2017); e Prêmio Estadual Da Qualidade E Competitividade – AL, Categoria: ‘Compromisso com a Excelência – Nível II’ (2019).

“É uma empresa alagoana, premiada, que exporta para 17 países, com ponto de venda na França. Hoje tem uma loja em Maceió e duas lojas em São Paulo, sendo uma em um dos principais shoppings da capital paulista. A empresa vai completar 24 anos de história, em 2022”, ressalta Ana Paula.

Renata Fontan falou sobre o sentimento ao ver a marca ser lembrada como um dos principais casos de sucesso do Sebrae nesse momento em que a instituição completa 50 anos.

“É uma alegria imensa para nós. O Sebrae é muito importante na história da nossa empresa, esse ano estamos completando 24 anos de Caleidoscópio e desde o princípio o Sebrae esteve ao nosso lado. Foram anos de muita consultoria e aprendizado. É muito gratificante ver que crescemos juntos. Sinto muita gratidão e orgulho em ser um caso de sucesso e poder inspirar tantas outras empresas que estão começando”, destaca a empresária.

Para os próximos anos, a ideia da Caleidoscópio, que também já atua no e-commerce, é expandir ainda mais o alcance da marca. “Estamos em expansão. Mesmo com a pandemia nós crescemos. Ano passado abrimos nossa primeira loja conceito em São Paulo e já temos um resultado positivo, acima do esperado. Outras lojas virão”, conclui Renata Fontan.

  • joias