O Sebrae em Alagoas desenvolve o aprimoramento das pequenas empresas, sendo o propósito da instituição, e, como não poderia deixar de ser, dá exemplo capacitando seus próprios fornecedores. Neste ano de 2019, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) foi direcionado para trabalhar os três pilares dessa relação de serviços: fornecedores, gestores de contratos e o próprio Sebrae.
Fazendo a retrospectiva, em 31 de julho foi realizada a capacitação com os gestores de contrato para a gestão assertiva e atualizada frente à plataforma digital disponibilizada pelo Sistema Sebrae aos estados. A palestra “A importância de uma boa gestão de contrato” foi ministrada, além da disseminação dos detalhes sobre essa nova plataforma. Nesse dia também ocorreu a oficina prática de utilização da plataforma, incluindo os dados dos contratos, atualização de vigências, avaliação de escopo e atualização dos planos de melhorias.
No dia 10 de outubro foi a vez do I Encontro com Fornecedores e Gestores para fortalecer o relacionamento entre Sebrae e seus fornecedores. A programação ocorreu por meio da Oficina Prototipe, uma metodologia prática e divertida usando um jogo de bloco para simbolizar a construção de um caminho mais favorável na relação entre as partes. Esse evento contou com a apresentação das soluções e cursos da Escola de Negócios do Sebrae que podem ajudar no desenvolvimento sustentável dos empreendimentos.
Com uma programação inédita, no mês de novembro, os fornecedores contaram com a realização do Curso Líder Coach em uma turma exclusiva para esses participantes. Com os módulos “Autoliderança” e “Lidere líderes”, o curso veio capacitar os participantes a adotar as técnicas e ferramentas do Coaching na busca da alta performance de suas equipes, em favor dos resultados que contribuíssem para os objetivos da empresa.
Essa atração, dividida entre os dias 11, 12, 19 e 20 de novembro, ainda contou com duas sessões de atendimentos de coaching, feita pelo instrutor, em sala de aula. Isso contribuiu para dar um diferencial a mais ao PDF, na visão de seus participantes, como destacou o empresário Leandro Farias Barros, da S Gráfica.
“Sou fornecedor do Sebrae há seis anos e estou no programa desde o início. Em 2019, o PDF buscou mais capacitações e mais entrosamento conosco. Deu para perceber o interesse do Sebrae no desenvolvimento da gente, maior integração, e criação de networking entre todas as empresas fornecedoras, dando oportunidade para novos negócios”, disse Leandro.
Considerando as quatro dimensões do PDF, o Sebrae em Alagoas verificou ao fim de 2019, após avaliação com os fornecedores, índices de 95% de reconhecimento sobre a qualidade do programa, 95% no quesito sustentabilidade, 92% em suporte e 88% de assertividade quanto aos prazos dos serviços demandados. No total, a satisfação dos 52 empresários atingiu 85%.
“Nesse ano de 2019, as ações foram bem intensas e trouxeram excelentes resultados, pois focamos nossas ações em trabalharmos todos os pilares dessa relação, tendo como foco o desenvolvimento dos nossos fornecedores. Tudo isso por meio das avaliações periódicas, reuniões, eventos de relacionamento e capacitação, os quais ajudaram na melhoria de suas entregas ao Sebrae, como também na gestão de seus negócios”, revelou Adriana Gonçalves, analista da Unidade de Gestão de Compras (UGC) do Sebrae em Alagoas e gestora do PDF.
Inovações e futuro
No mês de dezembro as ações não pararam. No II Encontro com Fornecedores, o Sebrae levou o grupo para Marechal Deodoro conhecer boas práticas de sustentabilidade como forma de sensibilizar os fornecedores quanto à aplicação de ações sustentáveis em suas empresas. Os locais visitados foram a fábrica de cerâmica Pointer e a loja Destak Magazine.
Nos dias 12 e 13 de dezembro, a gerente da UGC do Sebrae em Alagoas, Sandra Torres, e Adriana Gonçalves conheceram as ações realizadas no Instituto Euvaldo Lodi (IEL), do estado do Espírito Santo, com o seu Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PRODFOR). Foi uma oportunidade para buscar boas práticas, ligadas ao próprio Programa, já prospectando inovações para serem implantadas em 2020.
