Alagoas tem se destacado no cenário da moda e conquistado eventos nacionais e internacionais. Nos últimos anos surgiram grandes marcas do mercado de vestuário e acessórios que trouxeram uma maior valorização ao talento alagoano.
Amor pela profissão
Leila Monteiro sempre se interessou pela produção de acessórios. Sua curiosidade, desde a infância até sua adolescência, levou-a a produzir peças já e vendê-las às pessoas mais próximas. A paixão pelas pequenas joias fez com que Leila deixasse a profissão de advogada, para dedicar-se totalmente ao novo ramo. No ano de 2014 cursou design e moda, em Salvador, para especializar-se nesse ofício.
“Minha relação com as bijuterias sempre foi muito mais prazerosa pra mim do que qualquer outra atividade. Após comprar material, passava entre 8 a 10 horas seguidas fazendo peças e nem via o tempo passar. Isso ainda na adolescência. Desde então, entendi que isso era a minha maior paixão”, conta Leila, proprietária da Leila Monteiro Brand.
A empresária usa pedras naturais e pérolas, incluindo também materiais rústicos e sofisticados para a produção dos acessórios. Suas peças trazem as tendências do mundo da moda, com sua identidade estampada nelas.
Minas Trend
A empresa de Leila Monteiro participou do Minas Trend na 24ª edição, em 2018, e 25ª edição, em 2019. O evento reúne em um só local expositores e lojistas dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias. Atualmente, é o principal salão de negócios da indústria da moda.
No ano passado, o evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, e a coleção apresentada pela empresária foi bastante assertiva. No primeiro dia de exposição, Leila vendeu 50% dos produtos de pronta entrega, tendo que, no segundo dia, produzir mais peças entre um atendimento e outro.
Moda em Alagoas
Alagoas se tornou o segundo maior expositor dentro do Minas Trend, 12 empresas alagoanas participaram da última edição. Tudo isso devido ao apoio que os empresários alagoanos recebem do projeto Moda em Alagoas, desenvolvido pelo Sebrae Alagoas, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) e Sindicato das Indústrias do Vestuário, da Confecção de Roupas Íntimas e da Fabricação de Bijuterias e de Joalheria do Estado de Alagoas (Sindivest).
No ano de 2019, os números foram bastante expressivos, o projeto conseguiu ampliar o acesso do público alvo a novos mercados em 17,50%. Houve também uma evolução no Índice de Maturidade de Gestão – indicador que avalia a gestão da empresa com base nos princípios do Modelo de Gestão da Excelência (MEG) da Fundação Nacional Qualidade (FNQ) -, apresentando um percentual de 33,78% no IMG.
“A primeira vez que procurei o Sebrae foi assim que voltei pra Maceió, em 2016, e de lá pra cá venho contando com esse apoio. Participamos de cursos, palestras e somos incentivados a participar desses eventos, o que tem sido fundamental para o crescimento de todos do projeto”, afirma Leila Monteiro.
Segundo Ana Paula Dantas, analista da Unidade de Indústria, o projeto trouxe muita visibilidade aos pequenos negócios de Alagoas. O Sebrae Alagoas atua na capacitação de gestão, proporciona consultorias e já promoveu a participação desses gestores em eventos estratégicos, como o São Paulo Fashion Week, Minas Trend e Colombiamoda, sendo esta a semana de moda em Medelín, na Colômbia.
Esse apoio continuará no ano de 2020, fortalecendo e incentivando a moda alagoana. “Neste ano, estamos preparando um novo projeto focado, principalmente, na comercialização e abertura de novos mercados. Também pensamos no aprimoramento do design e na produção sustentável, além do destaque ao uso da iconografia alagoana”, explica Ana Paula Dantas.
-
