ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas leva treinamento e capacitação para dentro das empresas

Cursos In Company têm módulos como Atendimento ao Cliente e Boas Práticas de Alimentação Segura
Por Cristina Limeira - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Como uma empresa pode se preparar diante dos desafios do mercado de trabalho e da saúde pública para garantir um bom atendimento e um serviço de qualidade e higiene? Uma das respostas seria capacitando seus funcionários a respeito do risco de se trabalhar com o contato direto com o cliente e possíveis doenças infectocontagiosas. Essa capacitação é oferecida pelo Sebrae em Alagoas dentro da própria empresa, para atender as necessidades dos colaboradores e da própria instituição.

Entre os cursos In Company oferecidos pelo Sebrae em Alagoas estão os de Atendimento ao Cliente – o mais demandado – e de Boas Práticas de Alimentação Segura. Por meio deles, são apresentados conteúdos visando enriquecer e aperfeiçoar as atividades diárias dos funcionários.

Segundo o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae, Marcos Alencar, o curso de Atendimento ao Cliente aborda conceitos e técnicas de como atender o cliente de forma atenciosa e diferenciada. Já o curso de Boas Práticas de Alimentação Segura capacita e treina os funcionários para atuar na manipulação dos alimentos de tal modo que garanta a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos pelo empreendimento. “O curso ensina sobre como manipular corretamente os alimentos, como fazer o corte adequado dos alimentos, de que maneira a higiene deve ser feita para manipula-los”, afirma Marcos Alencar.

Mas não são somente esses os cursos In Company oferecidos pelo Sebrae em Alagoas. Lá, quem manda é o freguês. “A gente faz curso de acordo com a demanda do cliente. É a empresa que diz qual o curso que ela quer, o que ela precisa capacitar. Se o cliente precisa de um curso In Company para trabalhar melhor a estratégia de vendas de sua equipe, nós podemos fazer um curso de estratégia de vendas para a equipe de vendas. Digamos que a empresa queira um curso sobre gestão de pessoas, então nós podemos fazer esse curso”, exemplifica Marcos Alencar.

O público-alvo do Sebrae são as micro e pequenas empresas. Mas médias e grandes empresas também podem contratar os cursos. Em ambos os casos, o critério é que haja, no mínimo, 12 funcionários para fazerem a capacitação dentro da empresa.

Segundo Marcos Alencar, a carga horária dos cursos é variada. “Há cursos de 16 horas, de 48 horas, depende muito do programa que a empresa quer contratar para poder atender a sua necessidade”, diz.

Os instrutores são de empresas credenciadas pelo Sebrae Alagoas e o valor do curso depende da carga horária. O empresário que desejar contratar um curso In Company ao Sebrae em Alagoas deve enviar a solicitação para o e-mail [email protected].

-

Feedback

Atuando há cinco anos no mercado de tatuagens em Maceió, a MCZ INK – Tattoo Club – é uma das empresas que recorreram ao Sebrae para capacitar sua equipe.

Segundo a empresária Rapha Lins, o objetivo ao contratar o curso de Atendimento ao Cliente foi para que o pessoal pudesse ver em que estava pecando em relação ao serviço oferecido pela empresa – no caso a tatuagem.

De acordo com a empresária, o curso foi ministrado em meados de 2019 e valeu a pena o investimento. Ela planeja, inclusive, não somente repetir o curso de Atendimento ao Cliente, já que houve mudanças no quadro de pessoal, como também tem interesse em realizar novas capacitações, preferencialmente ligadas à área de saúde. A empresa está se expandindo e hoje, além de trabalhar com tatuagens, também oferece serviços de barbearia e de estética.

“É necessário que todos entendam que, além de ter responsabilidades financeiras, a empresa lida com a saúde do cliente, e que, se algo acontecer, é o responsável técnico que tem que responder”, diz Rapha Lins, lamentando que muitos profissionais ainda não enxerguem o segmento de tatuagem como empresa e sim como ateliê de arte.

Com 20 anos de existência em Alagoas, a Casa do Médico também buscou no Sebrae aperfeiçoamento para seu pessoal. E foi no curso sobre Técnicas de Vendas que os gestores da rede de lojas tiveram a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para repassar para a parte operacional.

O curso foi ministrado em janeiro deste ano, na loja Farol, em Maceió, durante a convenção anual realizada pela empresa para alinhar os objetivos e resultados esperados e, segundo a gerente de Lojas, Ana Karla Sales Theotonio, atendeu as expectativas.

“Após o curso, nós fizemos uma avaliação interna e a equipe relatou ter ficado muito satisfeita com as dicas atuais que foram passadas. Mas como foi uma imersão, a equipe sugeriu mais cases de sucesso”, diz Ana Karla, reiterando a importância do curso feito pelos gestores da rede e dizendo haver interesse em novos, citando como exemplo um que aborde técnicas de atendimento.