ASN AL
Compartilhe

Comprar do pequeno negócio ajuda a girar a economia local durante pandemia

Sebrae em Alagoas incentiva a população a movimentar o capital comprando de pequenas empresas
Por Cristina Limeira - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Com o atual cenário de pandemia, medidas preventivas foram tomadas no Brasil e no mundo contra o novo coronavírus. Uma das medidas, o isolamento social, afeta diretamente a economia e, principalmente, os pequenos negócios que, em momentos de crise, são sempre os mais prejudicados.

Diante dessa situação, para minimizar os impactos financeiros, o Sebrae em Alagoas incentiva a população a movimentar o capital comprando de pequenas empresas, das quais muitas já contam com serviço de delivery para atender o cliente de forma satisfatória.

De acordo com um levantamento divulgado pelo Sebrae em dezembro do ano passado, os pequenos negócios representam 99% do total de empreendimentos do país. Conforme o levantamento, eles geram 54% dos empregos formais no país, ou seja, grande parte do capital brasileiro é circulado por esses empreendimentos.

Segundo o gerente de Relacionamento Empresarial do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, os pequenos negócios estão no dia a dia de todos. “A padaria, a farmácia, o minimercado, entre outros que estão funcionando. Perto da gente têm muitos pequenos negócios. Quando compramos da pequena empresa, nós prestigiamos quem emprega mais, que são os pequenos negócios”, diz.

Marcos Alencar destaca ainda que, quanto mais esses pequenos negócios crescem, mais eles empregam, melhorando a qualidade de vida do seu entorno, porque ele aciona uma cadeia virtuosa. “Ele vai empregar pessoas do bairro ou de bairros próximos, o dinheiro do salário dessas pessoas vai ser aplicado em outras compras de outros pequenos negócios, circulando esse dinheiro no comércio local, que cresce e gera desenvolvimento. Ao comprar dos pequenos negócios, a gente está fazendo circular a economia”, reforça.

Proprietário da Mix Pão, Edivan dos Santos Almeida, viu seus clientes sumirem nesse período de quarentena e, para não acumular prejuízos, adotou o serviço de delivery desde o último dia 23. Com uma loja instalada no Benedito Bentes I, desde 2017, e outra no Benedito Bentes II, há pouco mais de seis meses, por enquanto o empreendedor está fazendo entregas somente na região.

Ele diz que, como foi o primeiro na localidade a adotar o serviço, a receptividade tem sido boa. Além do pão de cada dia, ele oferece lanches diversos e café regional. “Como meus clientes de lanche e café regional eram comerciantes da localidade e eles estão fechados, então o movimento caiu bastante. Mas como nenhuma padaria daqui faz entrega, então os clientes já começaram a utilizar nosso serviço, que é uma novidade”, diz o empreendedor. Os pedidos podem ser feitos por meio do Instagram ou WhatsApp.

Contato permanente

Com o propósito de ajudar os empresários alagoanos a se fortalecerem para enfrentar esse período de crise provocado pelo novo coronavírus, o Sebrae em Alagoas ampliou sua atuação digital e colocou seus diversos canais de atendimento à disposição dos empreendedores. Tanto no portal www.sebrae.com.br/alagoas, quanto por meio do 0800 570 0800 o empresário pode ser atendido. “No portal, por exemplo, ele pode acessar os mais de 100 cursos online inteiramente grátis e o Fale com um Especialista. Além disso, ele pode acompanhar nas redes sociais dicas e lives com especialistas de vários setores”, complementa Marcos Alencar.