
Decretada por conta da pandemia do novo Coronavírus, a quarentena é vista por uns como um problema, mas pode ser também uma oportunidade de transformar incertezas em novas perspectivas. Com o isolamento social, em que muitos estão tendo a chance de parar, de ter acesso às informações, de dispor de tempo para estudar e buscar novos conhecimentos, o momento torna-se propício para se pensar em empreendedorismo.
“Empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos para trazer algo positivo para a sociedade. E o que isso pode ser? Pode ser um negócio, um projeto ou algo que gere impacto no cotidiano das pessoas. Com isso, a gente refletindo sobre a quarentena pode ver nesse momento, um momento de grande oportunidade sim, por que não?”, afirma a analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas, Silvia Chamusca.
Para incentivar a inovação e o empreendedorismo, o Sebrae em Alagoas está oferecendo, durante a quarentena, cursos online gratuitos por meio da Plataforma de Ensino à Distância. “Lá, você vai encontrar cursos online, e-books e jogos”, diz Silvia Chamusca. São mais de 100 cursos oferecidos, divididos em nove categorias: cooperação, empreendedorismo, finanças, inovação, leis, mercados e vendas, organização, pessoas e planejamento.
Segundo Silvia Chamusca, o Sebrae em Alagoas também estimula a cultura empreendedora por meio do seu portal de educação empreendedora. “Nesse último, nós realmente trabalhamos o desenvolvimento da cultura empreendedora desde a escola, o básico, até a universidade. É um portal que está aberto tanto para alunos quanto para professores”, diz.
Ela afirma que há várias pessoas buscando transformar o período de quarentena numa oportunidade de negócio. “Todos os dias a gente vê isso na TV, você vê a questão das máscaras, quantas pessoas pensaram nesse momento, ‘ora, vou fazer máscara!’. Isso é uma maneira de empreender”, reforça.
A analista do Sebrae também encoraja outras pessoas que estão paradas durante a quarentena a buscarem novos conhecimentos, “seja pelo portal do Sebrae, seja por outros tantos portais que nesse momento possam trazer, transformar um problema em uma solução”.
Atendimento Remoto Sebrae
Diante do cenário mundial, o Sebrae em Alagoas está realizando o atendimento empresarial e orientando o empresário da pequena empresa por dos canais remotos digital, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, e Youtube @sebraealagoas.
