Nesse domingo (17) foi celebrado o Dia Internacional da Reciclagem. A prática, que visa o reaproveitamento de materiais descartados e a redução da poluição do meio ambiente, tem sido cada vez mais recorrente em empresas e residências, por meio da coleta seletiva. Além de reduzir o consumo de recursos naturais e o volume de resíduos sólidos em aterros sanitários, as técnicas de reciclagem contribuem também com a geração de empregos e renda para as famílias que sobrevivem da coleta e da venda de materiais recicláveis.
Atualmente, quatro cooperativas de catadores atuam em atividades de coleta seletiva na cidade de Maceió, atendendo 16 mil residências: a Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (COOPREL-Serraria), a Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (COOPLUM), a Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (COOPVILA) e o Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis (COOPREL-Benedito Bentes).
As cooperativas de Maceió e outras 10 cooperativas e núcleos de reciclados dos municípios de Arapiraca, Marechal Deodoro, Piranhas, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Quebrangulo, São Miguel dos Campos, Campo Alegre e Coruripe estão sendo beneficiados por meio de um convênio firmado ano passado entre o Sebrae em Alagoas e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
O convênio foi assinado com o objetivo de promover melhorias na cadeia produtiva dos recicláveis através de orientações, capacitações e consultorias que possam contribuir com o fortalecimento da gestão e do processo produtivo das cooperativas e dos núcleos de reciclados atendidos.
De acordo com a analista da Unidade de Indústria do Sebrae em Alagoas, Ana Paula Dantas, a cadeia produtiva dos recicláveis é fundamental para o desenvolvimento de um mundo mais sustentável. “Além de contribuir com a economia, uma vez que gera renda para os catadores e empresas do segmento, a reciclagem também evita a contaminação do meio ambiente. Quando um material é reciclado, um novo produto surge para consumo e, com isso, evitamos extração de recursos naturais”, afirmou.
“Geralmente, a coleta é realizada porta a porta, através da coleta seletiva. E nos grandes geradores, que são as empresas. Alguns municípios de Alagoas já implantaram a coleta seletiva e o resultado é mais eficiente e seguro, pois os catadores não precisam ficar expostos à coleta do reciclado misturado com resíduos domiciliares”, complementou a analista.
O Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis (COOPREL-Benedito Bentes) funciona há seis anos e, atualmente, conta com a colaboração de 30 pessoas cooperadas. O grupo trabalha com a coleta de latas, papelão, plástico, papel de escritório e materiais eletrônicos.
Segundo a presidente da cooperativa, Patrícia Ramos, por causa da pandemia do novo coronavírus, o trabalho está acontecendo em horários reduzidos e em sistema de escala. “Agora, a cooperativa funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 12h, e os grupos estão trabalhando em revezamento. Peço o apoio de quem puder nos ajudar trazendo materiais para a cooperativa ou ligando para que a gente possa buscar”, disse.
O Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis (COOPREL) está localizado no Conjunto Freitas Neto, s/n, no Benedito Bentes II. O número de contato da cooperativa é o (82) 98883-9930.
Para a analista do Sebrae em Alagoas, Ana Paula Dantas, neste momento de funcionamento restrito das cooperativas, é preciso redobrar os cuidados com a coleta seletiva nas residências. “É importante que as pessoas continuem separando os materiais recicláveis ou estejam em contato com as cooperativas que fazem a coleta seletiva para que esses resíduos tenham a destinação adequada e as atividades dos catadores sejam mantidas da melhor forma”, destaca.
Neste período de pandemia, o cidadão também pode colaborar com o descarte adequado de recicláveis levando os materiais aos Ecopontos da Pajuçara, Santa Lúcia, Tabuleiro e Dique Estrada e aos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs), localizados no Benedito Bentes, Salvador Lyra, Graciliano Ramos, Fernão Velho, Colina dos Eucaliptos, Bebedouro, José Tenório, Gruta de Lourdes, Guaxuma, Jacintinho, Trapiche da Barra, Pitanguinha, Vergel, Prado, Dique Estrada, Feitosa e Ponta Verde.
O Sebrae em Alagoas também disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEV) em seu prédio sede, localizado na Rua Buarque de Macedo, 433, no Centro da capital – em frente à linha férrea.
Atendimento Remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelo portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
-
