
Dois projetos do segmento de móveis foram aprovados na terceira fase do Programa Centelha em Alagoas, uma iniciativa que visa estimular o surgimento de empreendimentos inovadores e propagar a cultura empreendedora. Intitulados de Sururu FabLad e Móveis Inteligentes Desmontáveis, os projetos estão na lista preliminar das 28 ideais selecionadas para receber o recurso de fomento que viabilizará a execução das propostas.
Os projetos Sururu FabLab e Móveis Inteligentes Desmontáveis, que irão resultar na criação de dois novos empreendimentos do segmento de móveis em Alagoas, serão geridos pelo empresário Manoel da Silva, que está sendo acompanhado pelo Sebrae em Alagoas há 8 anos.
O empresário Manoel da Silva, que atualmente é proprietário da empresa Aky Estofados Customizados, acredita que o programa vai proporcionar aos empreendedores selecionados oportunidades de reinventar o negócio e de colocar em prática ideias promissoras. “É uma experiência grandiosa e, sem dúvida alguma, os projetos que serão aportados pela instituição irão promover inovação em seus respectivos segmentos”, afirmou.
A finalidade do projeto Sururu FabLab, que ocupa a 9ª posição da lista de empresas selecionadas na terceira fase do programa, é o desenvolvimento de três objetos da linha moveleira através da utilização de uma resina produzida com a casca do sururu, molusco apreciado na gastronomia local.
O projeto Móveis Inteligentes Desmontáveis, que ocupa a 19ª posição da lista de empresas selecionadas, irá apostar na produção de móveis através do uso de novas tecnologias. “Iremos desenvolver três peças utilizando uma linha de produção mobiliária inteligente, ou seja, por meio de uma tecnologia conhecida como Internet das Coisas (IoT na sigla em inglês). Para isso, utilizaremos uma tecnologia que já está disponível no mercado e desenvolveremos outra durante a execução do projeto”, explicou o empresário Manoel da Silva.
Segundo informações divulgadas ano passado pelo governo federal, a Internet das Coisas (IdC), ou Internet of Things (IoT), é um termo adotado para definir um “ecossistema em que não apenas pessoas estão conectadas por meio de seus computadores e smartphones, mas também dispositivos estão interligados entre si, com usuários e com um sistema complexo de coleta, processamento de dados e aplicações de diversos tipos”.
Agda França, analista do Sebrae em Alagoas, ressalta que a aprovação dos projetos do empresário é o resultado de anos de dedicação e de investimento em capacitação. “Manoel tem uma trajetória de muitas conquistas. A empresa dele vem galgando todas as etapas que uma empresa precisa para poder se sustentar no mercado. A empresa passou por várias dificuldades, mas o empresário começou a ter a visão de que o produto dele poderia ser constantemente melhorado e mais inovador para atender as demandas do mercado e satisfazer o cliente”, enfatizou.
“Além de participar do Projeto Empreender, no início da trajetória da empresa, ele [Manoel da Silva] se inseriu no Projeto de Arranjo Produtivo Local, um convênio que o Sebrae tinha com o governo de Alagoas, e sempre participou de consultorias, cursos, orientações técnicas. Recentemente, fez parte do programa de Gestão da Inovação na Indústria, bem como do programa dos Agentes Locais de Inovação (ALI). Então, sempre foi uma pessoa com visão voltada para a inovação em seu pequeno negócio”, complementou a analista do Sebrae em Alagoas.
Em Alagoas, a iniciativa vai destinar R$ 1,6 milhão ao fomento de novos empreendimentos. As ideias inovadoras selecionadas terão um prazo de execução de até doze meses, a partir da contratação dos projetos de fomento.
O Centelha/AL é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) em parceria com a Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas (SECTI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Alagoas, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Atendimento Remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo Coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, além disso, pode contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e o LinkedIn Sebrae Alagoas.
-
