
No atual cenário de crise, a parceria de prefeituras com cooperativas de pequenos agricultores em Alagoas pode resultar em geração de renda e alimentação saudável na casa de alunos da rede pública de ensino, que estão atualmente sem acesso à merenda escolar. Com o intuito de estimular a compra emergencial de produtos da agricultura familiar para que sejam destinados a estudantes matriculados em escolas públicas, o Sebrae em Alagoas está articulando alianças entre municípios e associações de agricultores.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Vânia Britto, informa que, atualmente, a instituição está em contato com prefeituras e representantes de cooperativas de agricultores do estado. “Estamos realizando reuniões virtuais para que possamos dirimir dúvidas e entender todas as realidades e, a partir desse entendimento, sugerir alguns caminhos para atingir o nosso objetivo, que é articular parcerias entre as partes interessadas”, afirmou.
“Caso as vendas sejam efetivadas, serão de grande importância para os agricultores do nosso estado, pois as vendas para os programas governamentais pararam durante a pandemia, uma vez que as escolas fecharam. É uma ação de ampliação do mercado para a agricultura familiar”, acrescentou Vânia Britto.
A analista do Sebrae em Alagoas disse que ainda não é possível precisar quais municípios alagoanos serão beneficiados com a produção e distribuição dos produtos, que serão organizados em kits, mas ressalta que a entidade está verificando as possibilidades de parceria com todas as prefeituras que demonstraram interesse na compra de produtos da agricultura familiar.
As formas de produção e distribuição dos kits de merenda escolar irão depender das condições de cada município. “Em alguns, a prefeitura irá disponibilizar um local aberto e arejado para que as cooperativas possam montar os kits, mas há prefeituras que não dispõem de um local para este fim, então as próprias cooperativas irão providenciar um local”, explicou ela.
“A distribuição também será de acordo com as condições das próprias prefeituras. Algumas farão a entrega nas escolas com horário marcado, outras entregarão nas residências dos alunos. A dinâmica do processo dependerá da disponibilidade de recursos físicos e financeiros das prefeituras”, complementou Vânia Britto.
Além disso, os produtos selecionados para compor os kits de merenda escolar vão depender da produção de cada região.
Atendimento Remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
