ASN AL
Compartilhe

Desenvolvimento em Tempos de Pandemia foi tema de seminário realizado pelo Sebrae

Por meio de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), o 1º Seminário de Políticas Públicas
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Por meio de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL) e a Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), o 1º Seminário de Políticas Públicas. O evento, que foi realizado virtualmente, nos dias 21 e 22, e teve como público-alvo gestores e servidores públicos, controladores internos, contadores, presidentes de comissões de licitação, pregoeiros, professores e estudantes abordou uma série de questões relacionada ao tema “O desenvolvimento em tempos de pandemia”.

No dia 21, com a participação do gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Paulo Miotta, e do coordenador de projetos da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Augusto Braun, o evento abordou o tema “Como desenvolver o seu município em tempos de pandemia”.

Durante o evento, o gerente Paulo Miotta destacou a atuação do Sebrae no enfrentamento da crise nos municípios. “O Sebrae fez um grande trabalho sobre os protocolos para retornar com segurança e isso é muito significativo para os municípios, principalmente, daqui pra frente, já que os protocolos terão que fazer parte das nossas vidas. Além disso, as compras compartilhadas e a transparência pública também serão fundamentais”, afirmou.

Depois de apresentar dados de uma pesquisa realizada pelo Sebrae para avaliar o impacto da pandemia nos pequenos negócios e de reconhecer a complexidade do atual cenário econômico nos municípios, o coordenador de projetos da CNM, Augusto Braun, fez uma fala mais otimista destacando sinais de recuperação econômica.

“O grande indicador da recuperação econômica é a Bolsa de Valores, que nesta semana voltou ao mesmo patamar do início de março. Isso significa dizer que, apesar da crise e de todos os momentos que estamos enfrentando, a gente tem bons motivos para ter confiança de que o nosso país vai superar mais uma crise”, ressaltou Augusto Braun.

O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, foi responsável pela mediação das discussões realizadas no primeiro dia do evento. Antes da mediação, o gestor enfatizou a gravidade da crise, sobretudo para os pequenos negócios. “As ações que o governo federal, os governos estaduais e os governos municipais estão tomando são, muitas vezes, paliativas, adotadas para minimizar os efeitos dessa crise dantesca que atingiu o mundo todo e bateu forte na nossa economia”, defendeu.

Durante o evento, o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, reforçou a importância da instituição para o desenvolvimento dos pequenos negócios. “O Sebrae, como todos sabem, apoia diretamente o desenvolvimento dos pequenos negócios no país, fomentando o empreendedorismo, mas atua também na construção da melhoria de ambientes de negócio e no desenho de políticas públicas que favorecem os pequenos negócios, por isso, essa importância muito grande de nós termos, junto com o TCE/AL e parceiros estratégicos, essa frente”, explicou.

O conselheiro e diretor da Escola de Contas Públicas do TCE/AL, Anselmo Brito, destacou a parceria da instituição com a unidade local do Sebrae. “A parceria com o Sebrae vem de longa data e ela, devido aos acontecimentos dessa crise de saúde pelos quais estamos passando, tornou possível esse evento. Essa parceria é importante a fim de que os órgãos públicos saibam que podem contar com esse apoio para fazer o melhor pelo interesse público”, colocou.

Compras públicas

No dia seguinte, o seminário contou com as participações do advogado e fundador do portal Licitações Municipais, José Roberto Tiossi, do superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no estado do Paraná, José William, e do advogado e professor especializado em licitações e contratos administrativos, Felipe Ansaloni. Neste dia, as discussões do evento foram baseadas no tema “Contas Públicas”.

Durante o seminário, o advogado José Roberto Tiossi abordou o tema compras públicas no tempo da pandemia. “Tratar dessa temática em um momento tão peculiar como esse é, realmente, algo desafiador, e fico muito lisonjeado em contribuir e compartilhar um pouco da minha experiência. Eu preparei uma apresentação com os principais tópicos em relação à legislação e às novidades inerentes às compras públicas no tempo da pandemia”, comentou.

Na sequência, o superintendente da Controladoria Geral da União (CGU) no Paraná, José Willian, falou sobre a atuação das unidades de controle interno dos municípios alagoanos. “Vou falar um pouco sobre como as Controladorias Municipais podem atuar, na transparência, ouvidoria, auditoria e apuração e reporte aos órgãos de defesa do estado, onde as Controladorias Municipais podem buscar informações sobre os recursos transferidos aos municípios e, também, mostrar alguns resultados da atuação da CGU no combate às fraudes envolvendo recursos da área da saúde”, adiantou.

Pregão eletrônico

A última fala do segundo dia de seminário foi sobre os impactos do pregão eletrônico em tempos de pandemia, com a participação do advogado Felipe Ansaloni. “Sempre é um prazer muito grande conversar com o Sebrae Alagoas, com seus clientes, com seus parceiros, ainda mais sobre um tema tão instigante, que são as contratações públicas e o pregão eletrônico, em particular, e em meio ao cenário da pandemia”, disse.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519 e pelo 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).