ASN AL
Compartilhe

Dia dos Pais: vendas online podem ampliar faturamento de pequenos negócios

De acordo com o levantamento, que contou com a colaboração de 1.500 pessoas com idade a partir de 18 anos, 69% dos entrevistados pretendem presentear os pais este ano, mas as compras devem acontecer por meio de lojas virtuais
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

No dia 15 de julho, a empresa Méliuz divulgou o resultado de uma pesquisa que avalia a intenção de compras para o Dia dos Pais, que neste ano será comemorado 9 de agosto. De acordo com o levantamento, que contou com a colaboração de 1.500 pessoas com idade a partir de 18 anos, 69% dos entrevistados pretendem presentear os pais este ano, mas as compras devem acontecer por meio de lojas virtuais.

Segundo o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, apesar da retomada gradativa do atendimento presencial nas empresas, o serviço de entrega continuará sendo prioridade para o consumidor. “Logicamente, todos os restaurantes vão estar querendo receber as pessoas. Então, acredito que uma das coisas que o restaurante pode optar é fazer o almoço ou o jantar e entregar nas casas das pessoas, já que, muitas vezes, os clientes vão ao restaurante com um pai mais idoso ou com alguma comorbidade”, coloca.

“Se o restaurante começar a trabalhar essas questões da família em casa, com proteção ao idoso em relação à pandemia, é uma forma de o negócio, além de ter atividade no salão, ampliar a sua estratégia e ter mais capilaridade. Essa é uma ideia que pode surtir efeito, especialmente, neste momento de isolamento social”, complementa o gerente.

Para Marcos Alencar, além de investir na oferta de produtos e serviços no mercado digital e nas alternativas de entrega, as empresas também podem apostar na experiência do consumidor para aumentar a competitividade do negócio neste período. “À noite, as pizzarias podem oferecer uma pizza especial para o Dia dos Pais, um jantar em família, alguma atividade diferente, algum cardápio diferenciado. As próprias lojas do setor varejista também podem ampliar as suas vendas de forma remota, mesmo trabalhando de maneira presencial. Isso facilita o processo de vendas dessas empresas”, orienta.

De olho nas novas oportunidades de mercado

Com o intuito de orientar o empresário da micro e pequena empresa, neste momento de adaptação ao novo contexto de consumo, o Sebrae lançou o Adapte, um programa emergencial que coloca à disposição do empreendedor uma série de consultorias e capacitações, propondo soluções nas áreas de biossegurança, gestão financeira, vendas, posicionamento digital, inovação, design de comunicação visual e propriedade rural.

“O Adpate prepara as empresas para se reposicionarem no mercado. Se você vai trabalhar, por exemplo, com alimentação, preparando o alimento que vai ser levado para a casa das famílias que irão comemorar o Dia dos Pais, é preciso trabalhar com biossegurança, que é fundamental para que haja nesse processo toda a segurança alimentícia para evitar a contaminação”, destaca Marcos Alencar.

O gerente da URE do Sebrae Alagoas afirma que, diante das novas necessidades do mercado, a consultoria de posicionamento digital deve ser prioridade para o empresário do pequeno negócio. “Uma consultoria que a gente precisa ampliar a visibilidade é a de reposicionamento de marketing digital, que envolve a própria necessidade que as empresas precisam ter, neste momento, de remodelar seu modelo de negócio para crescer no mundo digital”, defende.

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).

-