
Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 29 de julho, todos os municípios do interior de Alagoas avançaram para a fase laranja do Distanciamento Social Controlado. Nesta nova etapa de medidas obrigatórias, além dos serviços essenciais e de todos os setores autorizados na fase vermelha, passaram a funcionar, com capacidade reduzida, lojas ou estabelecimentos de rua com até 400m², salões de beleza e barbearias e templos, igrejas e demais instituições religiosas com até 30% da capacidade de público.
Segundo Vitor Pereira, gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, neste momento de retomada, a instituição está disponibilizando consultoria de biossegurança para empresários do município. “O comércio de Delmiro Gouveia está bem satisfeito. Com o retorno das atividades, nós fizemos uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município para oferecer consultorias focadas nos protocolos de retomada, em biossegurança. Inclusive, a gente está com uma estratégia para atuar nas empresas do centro da cidade, onde o fluxo de pessoas é maior”, informa.
Ainda de acordo com Vitor Pereira, apesar da autorização para o retorno das atividades econômicas, alguns segmentos ainda estão sentindo os efeitos da pandemia. “Em alguns setores, como supermercados, farmácias e lojas de material de construção não houve queda brusca de faturamento, mas alguns segmentos estão tendo uma reação mais tardia, o que já era esperado levando-se em consideração o comportamento do consumidor, que vai precisar ter uma percepção de segurança maior nos estabelecimentos”, coloca.
O gerente adjunto explica que, em razão das medidas restritivas adotadas pelo poder público e das mudanças nos hábitos de consumo, os serviços de entrega cresceram significativamente no município. E defende que os cuidados com a saúde devem continuar sendo prioridade, apesar da flexibilização das regras de segurança e distanciamento.
“A retomada será gradual, nem todos os segmentos tiveram a sua normalidade alcançada e alguns vão demorar ainda mais, a exemplo do setor do turismo. Além disso, a gente precisa entender que o comércio abriu, mas a pandemia ainda não passou. Então, devemos conviver com ela de forma segura, sem negligenciar os cuidados”, afirma.
Conforme Cintia Silver, gerente adjunta da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Penedo, após o início da fase laranja, o fluxo de clientes cresceu consideravelmente na cidade. “É notável que o comércio teve um acréscimo de movimentação de compradores. Por isso, com a participação do Sebrae, foi criado um comitê no município em que a gente definiu algumas medidas que devem ser adotadas pelos empresários. A gente tem essa preocupação de que o empresário consiga retomar com segurança não só para ele, mas para os clientes”, relata.
A gerente adjunta informa que, além das consultorias e capacitações realizadas durante o período de quarentena, o Sebrae tem orientado o empresário sobre os protocolos de retomada, explicando o que precisa ser colocado em prática no estabelecimento para que o retorno das atividades seja seguro para todos.
“Em Penedo, há uma particularidade por conta da nossa vocação turística. Com a retomada, os estabelecimentos turísticos estão tendo a oportunidade de voltar a funcionar e essa é uma grande preocupação nossa. Por isso foi criado o Adapte Turismo, destinado apenas ao segmento de turismo, com a proposta de trabalhar as restrições e as oportunidades que o empresário pode vislumbrar nessa situação toda”, explica Cíntia Silver.
Para Arestides Bezerra, gerente adjunto da Unidade de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, além de proteger clientes e colaboradores de possíveis situações de risco, as medidas de segurança também são fundamentais para que a empresa se posicione de forma competitiva.
“Os clientes estão cada vez mais exigentes e, com o surgimento da pandemia, isso aumentou ainda mais. As pessoas continuarão inseguras até sair a cura definitiva. Então, quanto mais segurança as empresas oferecerem mais rápido os clientes voltarão às compras”, ressalta.
“Não esquecendo que o novo normal exige das empresas que inovem nas estratégias das vendas: usar mais as redes sociais e o delivery, por exemplo, como forma de melhorar o relacionamento com os clientes. E o Sebrae pode ajudar com as nossas consultorias do Programa Adapte, que são gratuitas”, acrescenta o gerente adjunto.
Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas
Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
-
