
Nesta sexta-feira (7), durante o webinar “Investimentos para Inovação em Empresas Alagoanas”, aconteceu a cerimônia virtual de contratação das empresas selecionadas no edital do Programa Centelha Alagoas. O webinário, que foi realizado das 9h30 às 16h30, é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae Alagoas).
Na abertura do evento, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, enfatizou o compromisso da instituição com iniciativas voltadas ao desenvolvimento do pequeno negócio no estado. “Devo-lhes dizer da nossa alegria em participarmos de tão ricas parcerias, visando o desenvolvimento de iniciativas de extrema importância para os empreendedores e empresas alagoanas”, afirmou.
“Quero desejar a todos um ótimo evento e parabenizar o professor Fábio Guedes Gomes, que teve uma participação ativa nessa programação, na construção desse momento que é importantíssimo para todos nós aqui de Alagoas”, acrescentou o superintendente do Sebrae Alagoas.
Também participaram da mesa de abertura a professora e diretora de cooperação institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Zaira Turchi, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), General Waldemar Barroso, o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, o gestor da Secti, Rodrigo Rossiter, e o presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes.
Após a mesa de abertura, o superintendente substituto da área de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico da Finep, Vittor Kappel, e o diretor executivo do Centro de Empreendedorismo e Inovação da Fundação Certi, Leandro Carioni, participaram do painel “A Importância da Subvenção Econômica para a Inovação Tecnológica”.
Continuidade
Depois do primeiro painel do evento, o presidente da Fapeal, Fábio Guedes Gomes, anunciou a continuidade dos programas Centelha e Tecnova. “Nós tivemos a grata satisfação de um anúncio, ainda informal, do Governo Federal de que teremos a continuidade do Programa Centelha, que já está numa fase muito madura do lançamento do próximo edital e muito provavelmente será agora no final do mês de agosto e começo do mês de setembro”, informou.
“Outra novidade importante é o Tecnova 2, programa de fomento e subvenção econômica para inovação tecnológica em empresas já constituídas. Temos a certeza de que com o Tecnova 2, que está para ser lançado no final do mês de agosto, nós teremos amplas possibilidades”, complementou o presidente da Fapeal.
Com as participações do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e do professor da Ufal, Elder Patrick Maia, o segundo painel do evento teve como tema “O Potencial da Economia Criativa no Estado de Alagoas”.
Em sua fala, o diretor técnico do Sebrae Alagoas destacou o potencial do estado para o desenvolvimento de negócios ligados ao segmento. “Sem dúvida, o patrimônio que nós temos aqui do ponto de vista cultural e toda essa riqueza dos talentos alagoanos criativos nos permitem pensar nessa possibilidade de aproveitar instrumentos de inovação para habilitar essa nova economia”, ressaltou.
“Nós temos absoluta convicção de que Alagoas, ao apostar na economia criativa, não estará apenas apostando num setor promissor, mas, sem dúvida, abrindo uma avenida muito importante de inovações que enriquecem todas as outras cadeias produtivas”, complementou Vinícius Lages.
Selecionados
Após a finalização do segundo painel, foi divulgado o resultado final do edital Economia Criativa, lançado por meio de uma parceria entre a Fapeal e o Sebrae. A lista dos projetos selecionados já está disponível no site da Fapeal e pode ser acessada por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/2XViYNh.
A cerimônia virtual de contratação das empresas selecionadas no edital do Centelha/AL foi iniciada logo em seguida, com a participação da empreendedora Daniela Souza, representando as empresas inovadoras que foram selecionadas na chamada pública da primeira edição do Programa.
“Eu tive a felicidade de ter o meu projeto aprovado no Centelha AL e me sinto muito honrada em estar representando as 30 startups aprovadas. Acredito que, assim como eu, os demais aprovados sentem hoje a felicidade da conquista no processo seletivo do Centelha. É muito gratificante saber que a sua ideia está entre as 30 propostas inovadoras mais promissoras de Alagoas”, ressaltou a empresária Daniel Souza.
Workshop
No horário da tarde, com a participação do consultor de negócios Carlos Bizzoto, da Fundação Certi, a programação do webinar contou com o Workshop Capacitação Empreendedora. O conteúdo completo do evento já está disponível no canal da Fapeal no YouTube, por meio do endereço eletrônico https://bit.ly/3ki1DaN.
-
