
A cadeia da construção civil de Alagoas vem sendo reaquecida nesse momento de pandemia da Covid-19 por meio de ações pontuais entre as mais diversas empresas do setor. A Feira de Pequenos Negócios, evento que aconteceu até o último domingo (4), no Shopping Pátio Maceió, localizado na parte alta da cidade, foi uma dessas ações. Na tarde de sexta-feira (2), a diretoria executiva do Sebrae Alagoas visitou o espaço onde foram oferecidos produtos e soluções de oito empresas locais que atuam no segmento da construção civil. A estrutura do evento também contou com um balcão de atendimento do Sebrae Alagoas.
A Feira de Pequenos Negócios aconteceu por meio de uma parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon/AL), a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL), o Sebrae em Alagoas e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). O evento foi realizado juntamente com a segunda edição da Feira Minha Casa Própria, que também aconteceu até o último domingo (4), no Shopping Pátio e no Maceió Shopping, localizado em Mangabeiras, na parte baixa da cidade, através de uma parceria entre o Sinduscon/AL e a Ademi/AL com apoio da Caixa Econômica Federal.
Na tarde de sexta-feira, participaram da visita ao espaço da Feira de Pequenos Negócio o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, os diretores Vinícius Lages e Roberval Cabral e o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição, José da Silva Nogueira Filho, mais conhecido como “Zezinho Nogueira”. A partir da realização simultânea das duas feiras, as instituições envolvidas buscam viabilizar um espaço para novas oportunidades de negócio, tanto para construtoras e imobiliárias quanto para as pequenas empresas fornecedoras do ramo da construção civil, que estão em busca de projeção.
Durante a visita, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, destacou o trabalho de orientação realizado pela instituição na Feira de Pequenos Negócios.
“Estamos com estande do Sebrae para oferta de serviços e soluções aos empresários locais, empresários do shopping e com empreendedores que aqui estão circulando. E eu acredito que daqui vão sair boas orientações, possibilidades de capacitação, de conhecimento por parte dos empresários e todas as soluções. Além dos projetos e os produtos do Sebrae que possam ajudá-los no fortalecimento dos seus pequenos negócios”, defende.
A Feira de Pequenos Negócios, assim como a Feira Minha Casa Própria, adotou todas as medidas recomendadas pelos protocolos sanitários. O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, falou sobre a importância dos cuidados que estão sendo tomados para que a proliferação da Covid-19 seja evitada.
“Estamos seguindo aqui, junto com o shopping, os protocolos autorizados e recomendados pelos decretos: uso de máscara, higiene pessoal, álcool 70%, distanciamento, enfim, há todo um cuidado para que a gente possa acolher o empreendedor e pouco a pouco tenha esse convívio cuidadoso, já que ainda estamos vivendo um período de pandemia”, afirma.
De acordo com o diretor de administração e finanças do Sebrae Alagoas, Roberval Cabral, a Feira de Pequenos Negócios pode ser definida como um espaço de projeção para empresas do setor da construção civil. “Essa feira de pequenos negócios, juntamente com a feira imobiliária, nada mais é do que uma feira de oportunidades. Aqui, nessa feira, destacamos os pequenos empreendedores. Passeamos pelos estandes e verificamos a capacidade de produção, o interesse que eles têm com toda a gama da população e isso realmente cria uma possibilidade para que as pessoas saibam o que existe de melhor, de mais moderno, de qualidade superior e que está disponível no mercado alagoano. É um espaço onde as pessoas circulam e compreendem de fato o que temos de produção”, avalia.
Para o presidente do CDE do Sebrae Alagoas, Zezinho Nogueira, apesar da pandemia, o mercado da construção civil continua sendo promissor. “Essa feira é muito importante porque um dos setores que mais empregam e movimentam a economia do estado é o da construção civil. É um ambiente muito fértil porque o setor da construção não é composto apenas por construtoras, mas também por todos os fornecedores e pela cadeia que presta serviços a quem compra o imóvel, a partir da compra do imóvel. E na cadeia da construção civil, você tem uma cadeia de fornecedores antes, durante e depois da obra”, ressalta.
“As pessoas valorizaram o seu imóvel, a sua casa, porque tiveram que ficar dentro dela, convivendo com a família em isolamento nesse período todo. Há alguns anos, as pessoas estavam procurando imóveis menores, com quartos menores, para investirem em outra coisa. Hoje, é o oposto, levando-se em consideração a quantidade de gente que está querendo passar para uma casa ou um apartamento maior e está em busca de tecnologias para que tudo seja bem funcional. Então, isso é uma tendência mundial e uma mudança na construção civil. A gente está sentindo isso. Quando as pessoas procuram imóvel, elas querem um imóvel que seja mais aconchegante e tenha mais espaço, um imóvel que tenha escritório, uma sala para trabalhar em casa”, acrescenta Zezinho Nogueira.
Além do ponto de atendimento do Sebrae Alagoas, a estrutura da Feira de Pequenos Negócios contou com outros oito estandes para exposições de produtos e soluções das empresas EJEC Arquitetura e Engenharia, MF Planejados, AKY Estofados Customizados, Complemento D, GK Construções, New Energy Solar BR, Carmel e Completa Serviços de Engenharia.
Na Feira Minha Casa Própria, os clientes puderam encontrar imóveis a partir de R$ 100 mil, com todas as facilidades de financiamento, das construtoras Telesil, Construtora Rocha, Livecon, Engenharq, Fabricca, Sanco, Engemat, J3 e MRV.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.