ASN AL
Compartilhe

Sebrae Alagoas promove oficina de formação de preço de vendas para artesãos

Para participar da capacitação, é necessário ser empreendedor do segmento do artesanato e ter registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), além de carteira de artesão com validade em território estadual
Por Robson Muller – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae Alagoas) realizará, nos dias 19 e 20 de outubro, das 14h às 17h, a oficina “Formação de preço de vendas para o artesanato”. Para participar da capacitação, é necessário ser empreendedor do segmento do artesanato e ter registro no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), além de carteira de artesão com validade em território estadual.

A oficina “Formação de preço de vendas para o artesanato” será conduzida por Alcione Roberto da Silva, consultor de empresa credenciada do Sebrae Alagoas. O facilitador é formado em economia e possui especialização em consultoria industrial, além de MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As pessoas interessadas em participar da capacitação devem realizar inscrição utilizando o endereço eletrônico bit.ly/oficinapreçoartesanato.

De acordo com a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Marina Gatto, o tema escolhido para a oficina é indispensável para o desenvolvimento e valorização do trabalho do artesão. “O cálculo de preço de venda para o artesanato vai muito além de cálculo dos custos, despesas, lucros. Há a questão das horas trabalhadas, o valor de mercado de obra de arte. Há muitas questões envolvidas e os artesãos ficam inseguros na hora de formar os preços de seus produtos”, explica.

“A oficina vem para ajudá-los a desmistificar alguns termos (varejo e atacado), hora trabalhada, valor de mercado etc. E isso é muito importante para que o artesão possa oferecer ao cliente um valor justo, cobrindo despesas e custos e obtendo lucro”, acrescenta a analista do Sebrae Alagoas.

Ainda segundo Marina Gatto, os temas específicos a serem abordados durante a oficina são: formação do preço, levando-se em consideração os itens que devem incidir, além de material e tempo de trabalho; descontos; promoções (margens de lucro), como colocar o preço com base no valor indireto; como falar com o cliente passando valores, valor da mão de obra; hora trabalhada e o valor do produto; os custos fixos e os variáveis para a formação do preço; as horas trabalhadas das artesãs; preços de mercado e valor de varejo X valor de atacado.

Atendimento remoto e presencial

Os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.