ASN AL
Compartilhe

Programa Catalisa é apresentado em workshop no MCZ Play 2020

Iniciativa busca acelerar negócios inovadores de base tecnológica para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Dando continuidade aos eventos do MCZ Play, o Sebrae em Alagoas promoveu, na tarde desta quarta-feira (18), o workshop online ‘A sua pesquisa pode se tornar um negócio inovador com a ajuda do Catalisa’. O Catalisa é uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial em todo o Brasil.

Durante o workshop, que tem como público-alvo mestres, doutores, mestrandos e doutorandos, a iniciativa foi apresentada por Jéssica Carvalho, consultora da Wylinka, empresa que atua na divulgação e mobilização do Catalisa diante de pesquisadores e entidades do ecossistema de inovação.

“Com o Catalisa, queremos gerar mais spin-offs [empresa que nasce a partir de um grupo de pesquisa de outra empresa] e que mestres, doutores e pesquisadores se sintam desafiados a criarem novos negócios de base tecnológica e possam empreender a partir de suas pesquisas. Assim, esperamos fomentar planos de inovação e a aplicação do conhecimento adquirido nas fases do programa”, afirma.

Jéssica Carvalho também abordou as etapas do Catalisa. A primeira etapa, iniciada em Alagoas durante o MCZ Play, envolve a realização de 27 workshops em todo o país. A segunda etapa terá início no dia 25 de novembro, com o lançamento do edital do Catalisa. A terceira marca a abertura das inscrições de pesquisas, que serão recebidas do dia 25 de novembro até 24 de janeiro de 2021.

Na sequência, será feita uma seleção de mil pesquisas com potencial de inovação tecnológica (até o dia 19 de fevereiro). A divulgação do resultado será no dia 24 de fevereiro. Além disso, os pesquisadores participantes terão capacitações e treinamentos online, em março e abril de 2021, tratando temas como gestão da inovação e empreendedorismo tecnológico.

Os projetos inscritos ficarão na plataforma World Labs, que servirá de base de dados, vitrine para projetos, gestão de grupos e oportunidades de fazer networking e participar de eventos.

Analista da Unidade de Soluções e Inovações do Sebrae em Alagoas, Danisson Reis, reforça a importância de apresentar instrumentos como o Catalisa dentro da programação do MZC Play 2020. “Com o Catalisa, podemos afinar a hélice empresa-universidade, fazendo com que o conhecimento gerado na universidade possa se transformar em benefícios para a população e para o universo empresarial. Inserir o Catalisa no MCZ Play é cada vez mais conectar as diversas formas e modelos de empreendimentos da economia da inovação”, destaca.

Atividade prática

Os participantes do workshop ainda puderam participar de uma atividade prática em uma plataforma online, respondendo perguntas e trazendo sugestões de como atrair potenciais pesquisadores para o Catalisa e quais pessoas ou instituições deveriam participar do projeto.

As inscrições para o Programa Catalisa são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.sebrae.com.br/catalisa. 

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito

(82) 99162-5416

[email protected]