ASN AL
Compartilhe

Franchising: Sebrae traz dicas para empreendedores alagoanos que buscam investir em microfranquias

Conhecer bem o mercado, a legislação e ser preditivo e criativo são algumas das características do perfil dos empreendedores das franquias
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

O mercado atual, a pandemia e o mundo cada vez mais digitalizado fazem com que algumas tendências ganhem destaque e outras, nem tanto. Na área de franquias esta também é uma realidade. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), os segmentos ‘Casa e Construção’, ‘Saúde e Bem-Estar’ e ‘Serviços e Outros Negócios’ registraram alta no faturamento do 3º para o 4º trimestre de 2020 e segue a tendência em 2021. Visto esse cenário, o Sebrae Alagoas traz algumas dicas para os empresários que já buscam investir em franquias.

A gerente da Unidade de Soluções e Inovações (USI) do Sebrae Alagoas, Liza Bádue, destaca que os empresários alagoanos, em geral, têm buscado informações sobre microfranquias, com baixo custo, com operações mais ágeis e enxutas, que permitem uma só pessoa tocar o negócio.

“Esses processos mais enxutos buscam uma eficiência com foco na inovação, o que fortalece o negócio a curto prazo. O mais importante é considerar que qualquer negócio exigirá do empreendedor a mesma dedicação. Mas, microfranquias podem ser um caminho interessante para quem quer empreender de forma modelada”, ressalta.

As primeiras dicas deixadas por Liza, são: conheça o mercado, as demandas do nicho escolhido e faça uma projeção para o futuro. “É fundamental conhecer esse modelo de negócio para garantir uma boa gestão. Nesse período de pandemia os segmentos ligados à serviços com foco em tecnologia também apresentaram relevante abertura de mercado. O mais importante é inserir conhecimento preditivos, ou seja, compreender se esse negócio de hoje estará viável num futuro bem próximo. Estudar tendências e predição dos negócios é muito importante”, pontua.

Outra dica importante é a busca por informações sobre a Lei do Franchising. Liza Bádue também enfatiza algumas qualidades do perfil que o empreendedor de franquias deve ter. “O empreendedor desse segmento deve compreender as regras, os regulamentos e o modelo de negócio de uma franquia. Isto é determinante para a operação do negócio. No mais, o perfil de um empreendedor requer em geral um comportamento atento, proativo, criativo e hoje em dia, cada vez mais, preditivo, sempre olhando o negócio em vários possíveis futuros”, conclui.

Por fim, a gerente reforça que investir em franquia requer a mesma dedicação de empreender num negócio próprio, sobretudo no trato com as finanças e gestão. “Se você está investindo seu único recurso nesse negócio, lembre-se: é importante ter o capital para abertura dessa franquia e para o capital de giro. Saiba escolher algo que considere esses dois iniciais investimentos.  O seu trabalho é o mesmo, dedique-se, estude, entenda as regras estabelecidas e os padrões estruturantes do franqueador. Por fim, dedique muito tempo para a promoção de processos inovadores, busque ampliar seu mercado e o seu negócio”, finaliza Liza.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito (82) 99162-5416