A retomada gradual das atividades econômicas durante a pandemia começa a mobilizar as prefeituras do interior do estado, principalmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Em União dos Palmares, a prefeitura já busca o apoio do Sebrae Alagoas com o objetivo de se preparar para esse segundo semestre, quando é celebrado, em novembro, o mês da Consciência Negra e o município registra alta no turismo.
O município também quer estar preparado para as vendas de final de ano, por isso procurou a instituição para alinhar estratégias de incentivo ao comércio local. No próximo mês de agosto, o Sebrae vai realizar uma Oficina de Canvas na cidade, para atender aos empreendedores locais e ouvir a comunidade. A data ainda será definida.
Na manhã desta sexta-feira (16), a Diretoria Executiva do Sebrae Alagoas se reuniu com a secretária municipal de Turismo, Izabel Gomes, e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcos Lobo, para tratar sobre o assunto e definir novas frentes de atuação.
“União está se preparando para a retomada do turismo no município, que vai aumentar em novembro por causa do mês da Consciência Negra e as visitas a Serra da Barriga. E queremos o apoio do Sebrae, que é sempre nosso parceiro, para a elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo”, revela Izabel Gomes.
A secretária conta que mesmo no auge da pandemia, quando praticamente todo o estado se encontrava na fase vermelha do distanciamento social controlado, os guias turísticos do município aproveitaram para fazer capacitação e se formalizarem, boa parte deles deixando de ser apenas ‘informantes’.
“Por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, foram capacitados e formalizados 13 guias turísticos aptos para trabalhar não só em União dos Palmares, na Serra da Barriga, mas também em toda a região. Ou seja, eles passaram a pandemia se preparando para essa retomada, e agora todos estão devidamente formalizados e registrados no Cadastur [do Ministério do Turismo]”, explica Izabel, lembrando que todos foram contemplados pela Lei Aldir Blanc como guias de turismo etnocultural.
Com a formalização desses profissionais, a Prefeitura de União dos Palmares também quer o apoio do Sebrae Alagoas quanto ao associativismo, já que a categoria planeja criar sua própria associação de classe para, no futuro, conseguir captar recursos e reverter o dinheiro em atualização desses guias.
De janeiro a junho deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Turismo de União, 6 mil pessoas de quase todos os estados brasileiros visitaram a Serra da Barriga no primeiro semestre. “
Comércio local
Outra frente que preocupa os gestores de União é o reaquecimento do comércio nesse segundo semestre, ainda em sintonia com o fluxo da campanha de imunização da população contra a Covid-19. Segundo o secretário Marcos Lobo, da pasta de Indústria e Comércio, a Prefeitura de União dos Palmares está em fase de criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico.
A ideia é usar os recursos desse fundo para turbinar ações nos próximos meses que visam ajudar o comércio local a recuperar as perdas registradas na pandemia, especialmente no ano passado, quando a crise sanitária obrigou o varejo a fechar as portas para reduzir a circulação de pessoas e consumidores e frear a contaminação pelo coronavírus.
“Na pandemia, o comércio ficou aquém em ações de consumo”, lamenta o secretário. Marcos Lobo diz que é preciso, agora, a criação de um plano que contemple não só o turismo na Serra da Barriga, mas que também tenha reflexos econômicos no comércio da região central de União. É o que deve ser discutido durante a Oficina de Canvas no município, em agosto.
O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, pediu aos dois secretários que apresentam à instituição o Plano Plurianual (PPA) do município, para identificar pontos de atuação e ajudar os analistas na criação de ações estratégicas para a cidade.
Vieira também adiantou que o Sebrae deve lançar, em breve, a campanha ‘Compre do Pequeno Negócio Local’. “O Sebrae percebeu que as pessoas estão comprando mais dos negócios locais durante essa pandemia. Por causa da facilidade de acesso, principalmente”, conta.
Uma ideia ventilada durante a reunião é que a campanha, em União dos Palmares, seja iniciada na véspera dos festejos de final de ano, um dos períodos de maior aquecimento nas vendas. A proposta, no entanto, ainda será mais discutida durante esse semestre.
Já o diretor técnico Vinícius Lages atentou para a interiorização da atividade turística em Alagoas, que ganhou força, segundo ele, após o novo mapa rodoviário do estado, com melhorias na condição de pavimento das estradas e a construção de novas vias de acesso a municípios e comunidades.
Também participaram da reunião a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, e a analista da UCD, Amanda Pinto.
Atendimento remoto
A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416