Nesta quarta-feira (15), representantes da Estância Turística da Região Agreste estiveram reunidos na Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca para discutir sobre o planejamento estratégico, o levantamento das potencialidades do território e a formalização da Estância.
Com o arrefecimento dos protocolos sanitários de combate à pandemia, Alagoas retoma sua vocação turística como um dos principais destinos do País. Sendo assim, torna-se imprescindível essa articulação entre Sebrae, municípios e empresários do setor para a formalização da Estância da Região Agreste, a fim de garantir a captação de recursos e a abertura de convênios com o Estado e outros parceiros.
De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, essa reestruturação fortalece o turismo local e oportuniza ainda mais desenvolvimento para toda a região.
“A tendência é que o turismo se interiorize cada vez mais. Os turistas querem conhecer a população, seus saberes e fazeres, buscando mais que o turismo de sol e mar, mas a identidade de uma comunidade. Por isso, acreditamos que há uma forte possibilidade de que Arapiraca seja uma polarizadora desse turismo na Região Agreste do Estado, ajudando na disseminação para outros municípios, considerando a vocação de cada um”, afirma Marcos Vieira.
Além de fortalecer o turismo em si e toda cadeia, direta ou indiretamente, essa formalização da Estância também deverá trazer melhoria na mobilidade entre os municípios, fruto dos investimentos em infraestrutura, como a duplicação e recapeamento das rodovias estaduais, implementados pelo Governo do Estado.
No encontro, estiveram presentes empresários e representantes das secretarias de Turismo dos municípios da região agreste; o diretor-superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira; o diretor-técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages; a gerente da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca; o gerente da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra; e a consultora Silvânia Correia.
Estâncias Turísticas
O Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021 foi instituído pelo Ministério do Turismo (MTur) e atualizado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 26 de agosto de 2019. A Portaria 271/2019 indica 2.694 Municípios, que compõem 333 regiões turísticas, a serem priorizados pela Política Nacional de Turismo, prevista na Lei 11.771/2008. Essas localidades devem receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor.
Em Alagoas, são sete regiões turísticas e 50 municípios registrados no Mapa. As regiões são: Agreste, Caminhos do São Francisco, Costa dos Corais, Grande Maceió, Lagoas e Mares do Sul, Quilombos e Região da Caatinga.
* Estagiário sob a supervisão da assessoria de imprensa
Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Myrna Pessoa: (82) 99162-5416