ASN AL
Compartilhe

Startups contempladas pelo Programa Centelha I são lançadas e ganham o mercado

Com Paixão e Rota Maceió contaram com mentorias, capacitações e aporte de verba para serem viabilizadas e ganhar corpo
Por Redação – Savannah Comunicação Corporativa
ASN AL
Compartilhe

Às vésperas do lançamento do novo edital da segunda edição do Programa Centelha, que será anunciado no próximo sábado (23), duas novas startups contempladas com recursos da primeira edição foram lançadas nesta quinta-feira (21), no Sebrae Alagoas: a Com Paixão e a Rota Maceió. Os gestores dos dois negócios contaram com mentorias, capacitações e aporte de verba para viabilizarem os projetos, que agora ganharam corpo e começam a buscar espaço no mercado.

O Com Paixão é um app que cria pontes entre organizações sociais, doadores e fornecedores. O aplicativo funciona da seguinte forma: o doador faz o cadastro e escolhe a instituição para receber a doação, e em seguida o doador define a empresa para fornecer a doação. Depois, dentro de uma lista fornecida pela instituição, o doador seleciona os itens para adquirir e realiza o pagamento.

Carol Costa é CEO e fundadora da plataforma, que ela define como “um iFood de doações”. A empreendedora explica que maturou durante muito tempo a ideia de como poderia fazer para facilitar o processo de doação.

“Eu me questionei como que eu podia ajudar, como que eu podia criar uma solução para que a instituição de caridade conseguisse captar mais doações de uma forma mais fácil e em maior escala. E aí foi quando surgiu a Com Paixão. Participei do Empretec e até prototipei vendendo quentinhas. Aí eu vi que a ideia fazia sentido e submeti a minha ideia ao edital do Programa Centelha, quando o aplicativo de fato surgiu. A gente existe hoje como um iFood de doações”, relembra.

O Lar São Domingos foi o escolhido para dar o start no negócio. A instituição é uma das maiores de Alagoas e assiste a cerca de 500 crianças e adolescentes, de 6 a 17 anos, além de famílias cadastradas em situação de vulnerabilidade social.

“A gente começou a nossa divulgação agora e vamos lançar primeiro através do nosso e-commerce. Nesse primeiro momento, a gente está lançando o e-commerce em parceria com o Lar São Domingos, e aí no mês que vem, em novembro, a gente vai lançar o nosso aplicativo”, conta ela.

“No caso do e-commerce, ele é específico por instituição. Então ele vai ser uma loja virtual somente para o Lar São Domingos ou somente para uma instituição de caridade. Já o aplicativo não. Ele funciona de fato como um iFood: você entra no aplicativo, encontra um leque de instituições, escolhe a que você quer ajudar, escolhe o fornecedor, faz o pagamento e depois disso é só acompanhar o pedido que vai chegar lá na instituição de caridade”, diz Carol.

A Com Paixão já nasce alinhada com a agenda da ONU 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da organização. Para conhecer e baixar o app, é só acessar o site compaixao.app. Ele funciona tanto para Android quanto iOS.

Foco no Turismo

A outra startup lançada é a Rota Maceió, que surge com a proposta de oferecer “viagens turísticas virtuais na palma da mão”. Nesse momento inicial, o aplicativo oferece a opção de realizar um tour pelo bairro de Jaraguá, mas a ideia é estender para o maior número de pontos turísticos possíveis da capital.

“A ideia de criar o Rota Maceió surgiu em 2019 após um evento no Hotel Jatiúca, que tinha por objetivo discutir os gargalos para o turismo na capital alagoana. Amadurecemos a ideia e, em 2020, quando veio o edital do Centelha, nós apresentamos o projeto e ele acabou selecionado”, conta a CEO Cristina Campos, que toca o negócio com o sócio Fábio Moreira.

“Fizemos um ano de mentorias e capacitações que deram fruto. Por enquanto, o bairro de Jaraguá é o começo, mas já estamos em contato com o governo do Estado para incluir mais pontos turísticos no projeto. Nossa plataforma tem realidade virtual aumentada para acessar os locais de Maceió”, completa Cristina, que espera em breve fazer a interiorização da plataforma, inserindo nela os demais municípios turísticos de Alagoas.

Para fazer essa engrenagem funcionar, o Rota Maceió conta com uma equipe de três profissionais da área de tecnologia e dois designers. Para descobrir mais sobre a plataforma é só acessar o site rotamaceio.com.br.

Para a gerente adjunta da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, o sucesso no desenvolvimento das duas novas startups que chegam ao mercado mostra que os idealizadores dos projetos souberam extrair ao máximo os benefícios oferecidos pelo edital do Programa Centelha.

Novo edital

Neste sábado (23), a segunda edição do Programa Centelha em Alagoas será lançada no Centro de Inovação de Jaraguá, às 15h. Para este ano, o novo edital deve apoiar até 50 ideias inovadoras e com potencial para se tornarem startups viáveis. O programa é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e o Sebrae Alagoas.

O orçamento para o edital é de R$ 2 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, concedidos por meio da Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep, e mais R$ 666 mil do governo de Alagoas por meio da Fapeal.

Contato para a imprensa:

Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas

Débora de Brito: (82) 99162-5416