A segunda rodada do programa Geração do Hoje Serviços (GdH-S) foi lançada, na manhã desta segunda-feira (21), durante evento no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, em Jaraguá. O GdH-S tem por objetivo apoiar financeiramente ideias inovadoras, formando e capacitando novas startups e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado, numa iniciativa da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Sebrae Alagoas e Senai Alagoas.
Nesta nova rodada, o programa mantém a divisão em quatro etapas: avaliação das propostas submetidas; capacitação das startups contempladas no edital; Demoday, apresentação dos pitchs e banca de avaliação e, por fim, acompanhamento das startups contratadas.
Ao final dessa jornada, cinco startups assinarão um termo de outorga com a Secti, para firmar a contratação delas. Em seguida, será criado um plano da ação individual para cada startup, com duração de 6 meses, no qual será validado o plano de aplicação dos recursos.
Serão aceitos projetos de produtos (bens ou serviços) ou processos de natureza científica, tecnológica e inovadora que transformem ideias em negócios potencialmente viáveis para o perfil econômico de Alagoas.
São alguns dos setores elegíveis para participação nessa segunda rodada: turismo e gastronomia; eventos, entretenimento e lazer; agronegócio, pesca e aquicultura; construção civil e mercado imobiliário; comércio e varejo; educação, saúde e bem-estar; marketing e mídias; Economia Criativa, relacionamento e games.
Para o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, o GdH Serviços é mais uma iniciativa que chega para impulsionar o empreendedorismo inovador no estado e lembra o andamento da primeira rodada do programa.
“A gente captou, através de edital na primeira rodada, empresas que estão no processo de capacitação, de mentoria e acompanhamento. E agora estamos lançando o segundo edital, exatamente chamando essa comunidade de empreendedores alagoanos para participarem”, diz ele.
“Um dos grandes desafios que a gente tem aqui em Alagoas é aumentar o número de empreendimentos inovadores, de startups. E é muito bom que aconteça aqui no Centro de Inovação, que é um equipamento que já tem serviços onde nós estamos presentes, onde já existem mais de vinte startups presentes. Pouco a pouco a gente vai dando densidade a esse movimento, colocando a inovação na agenda do desenvolvimento de Alagoas de maneira definitiva, impactando transversalmente todos os setores”, completa Lages.
O secretário da Secti, Silvio Bulhões, ressalta que é necessário criar um ambiente favorável e fortalecer o empreendedorismo e a inovação. “Nós queremos dar condições para que o ecossistema local transforme ideias em soluções e negócios, com o apoio do governo do Estado, criando um ambiente cada vez mais fortalecido”, destaca.
“Com o GdH Serviços, vamos capacitar e formar novas empresas no estado. Ao final do processo de capacitação, cinco delas serão selecionadas e receberão R$ 20 mil cada, para desenvolverem os seus projetos. Acreditamos que programas como este geram oportunidades e possibilitam a retenção de talentos locais, sendo mais um importante passo para o desenvolvimento local”, destaca a assessora de projetos especiais e inovação da Fapeal, Juliana Khalili.
Assessoria de Imprensa do Sebrae Alagoas
Débora de Brito: (82) 99162-5416