A pandemia fez com que o futuro fosse antecipado em diversas áreas. No mundo dos negócios, tendências que eram esperadas para os próximos anos tiveram que ser implantadas instantaneamente nas empresas. E para mostrar que esse futuro pode ser antecipado sempre, a partir da inovação, o Sebrae Alagoas realizou, na noite desta quinta-feira (28), a palestra on-line ‘Sinais do Futuro: o futuro dos negócios é agora’, com o investigador de futuros, empreendedor, escritor e palestrante Tiago Mattos.
Fundador da Aerolito, que desenvolveu uma trilha de aprendizado futures literacy (ou alfabetização para futuros), ele é um dos maiores expoentes em tendências da inovação, cofundador de iniciativas empreendedoras da nova economia e professor da Singularity University. Durante a Live, Tiago Mattos lembrou alguns conceitos que as empresas precisam entender a inovação no mundo pós-pandemia.
Mostrando exemplos de equipamentos para treino, relógio e geladeiras inteligentes, Tiago Mattos ressaltou que o digital vem de quatro forças dominantes que estão muito presentes nesse processo de inovação e transformação: digitalização, automatização, personalização e distribuição. “Tudo, todas as coisas que puderem ser digitalizadas, automatizadas, personalizadas e distribuídas nesse mundo pós-pandemia serão”, afirma.
O palestrante apresentou um relógio capaz de automatizar a ingestão calórica; um aplicativo que, se integrado a uma geladeira inteligente, é capaz de registrar a validade de produtos e recomendar receitas de acordo com a validade e a quantidade de comidas na geladeira; e uma minifábrica de maquiagens.
“Isso é algo muito personalizado. Tudo o que puder ser personalizado, será. As pessoas terão minifábricas em casa. A L’Oréal, por exemplo, já faz isso com a personalização de maquiagens, levando em consideração a roupa, o calçado, penteado, o tom de pele, a umidade do ar. A minifábrica chamada de ‘Perso’ é um case brilhante. É um estado da arte da inovação que une os quatro pilares”, pontua.
Sobre as quatro forças dominantes que já estão presentes no processo de inovação, Tiago Mattos lembra que tanto as grandes como as pequenas empresas são impactadas por elas.
“Alguns mercados sofrem os impactos dessas forças, como o mercado financeiro. É fácil aplicar essas quatro forças na educação. Alguns mercados tiveram essa transformação acelerada pela pandemia. Essas quatro forças não se preocupam se você ou o seu negócio estão preparados ou não. Elas vêm rapidamente como um tsunami e arrastam tudo”, pontua.
Ser digital mesmo sendo pequeno
Tiago Mattos recordou o período antes de ser palestrante e professor, destacando que sempre foi empreendedor e já teve, ao longo de sua trajetória, 16 CNPJs. “Hoje, estou com a Aerolito. Até 2018, minha escola faturava menos de R$ 1 milhão. Ou seja, não deixava de ser uma pequena empresa. A partir dessa empresa, criamos diversas soluções inovadoras”, ressalta.
Uma dessas soluções foi a ‘Iscola’. Apelidada de ‘tinder da educação’, a plataforma de ensino colaborativo permite que o usuário ensine coisas sérias como línguas, gastronomia, mas também coisas mais peculiares como montar um cubo mágico. A ferramenta une pessoas que querem aprender e ensinar. “Na ferramenta, se as pessoas dão ‘match’, elas mesmas se organizam para trocarem conhecimento quando quiserem, a hora que quiserem, pelo preço que quiserem”, conta Tiago.
Segurança Psicológica
Tiago Mattos ainda abordou o conceito de segurança psicológica sob a ótica de dois pensadores atuais: Charles Duhigg, autor de best-sellers como o ‘Poder do Hábito’ que participou do Projeto Aristóteles, da Google, para descobrir os elementos que faz um time eficiente; e pela doutora e professora da Universidade de Harvard, Amy Edmondson, que coloca a segurança psicológica como uma crença compartilhada pelos membros de um time de que a equipe é segura para a tomada de riscos interpessoais.
“Segundo o conceito de segurança psicológica, as pessoas do time têm que ter a mesma força de voz e todos têm que ouvir dando segurança para outros pares. Fazendo isso, criamos um ambiente de segurança psicológica. É um clima onde as pessoas se sentem confortáveis sendo elas mesmas, compartilhando medos, erros, sabendo que não serão culpabilizadas e ignoradas. Segurança psicológica é uma construção coletiva feita diariamente. A pedra fundamental da inovação começa por aí”, diz.
Ainda segundo Tiago Mattos, para que as empresas implantem a inovação é preciso ter uma cultura forte. “Se a cultura não estiver forte, a inovação não será realizada no dia a dia. Segurança psicológica para ter uma cultura forte, e uma cultura forte para gerar inovação”, conclui.
A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Cíntia Silver, destacou que a Live antecipa o projeto Sebrae Futuros, série de estudos de tendências de mercado para diversos segmentos como beleza, moda, pet shop, saúde, alimentação fora do lar, que podem ser acessados pelos clientes do Sebrae. Ela também ressaltou a importância de trazer a discussão sobre o futuro dos negócios.
“Esse é o perfil dos nossos clientes, de começar pequeno, perceber como o mercado funciona, de testar, saber se a inovação roda com o cliente. O Tiago Mattos conseguiu chegar na dor do nosso cliente que sempre pergunta como faz para inovar. É preciso prestar atenção no segmento, adaptar à realidade e se antecipar no mercado. Inovar sendo pequeno é possível sim e o Tiago mostrou”, finaliza Cintia.