Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Repasse ocorreu durante uma reunião on-line de benchmarking no último dia 19
ASN AL 01/08/22 às 15:16
Compartilhe

Sebrae Alagoas repassa conhecimento de implantação do CRM Moskit para o Sebrae Ceará

Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL 01/08/22 às 15:16
Compartilhe

Desde a implantação do software de Customer Relationship Management (CRM) Moskit, no Sebrae Alagoas em 2020, foram vistos diversos avanços, sobretudo na maturidade dos processos e conformidade dos fluxos para operacionalização da gestão das carteiras de clientes do Sebrae. Essa experiência exitosa despertou o interesse dos gestores do Sebrae Ceará que realizaram contato com a equipe de Alagoas.

O repasse ocorreu durante uma reunião on-line de benchmarking no último dia 19. Na oportunidade, os analistas do Sebrae Ceará conheceram todo o processo de relacionamento, por meio dos ciclos de melhorias e padronização em procedimentos com a estruturação do funil até chegar à automatização do processo com a implantação do CRM Moskit, focado no gerenciamento de relacionamento com o cliente. Além disso, foram demonstradas as integrações dos demais sistemas que envolvem o Moskit, como os sistemas SOL, Proposta e Integra.

Segundo a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Adrianne Albuquerque, o software funciona com a captação de clientes a partir das estratégias de inbound marketing, com a captação de leads por meio de landing pages e marketing de conteúdo; e outbound, com a inserção direta do cliente atendido nas carteiras e pontos de atendimento do Sebrae Alagoas.

“A implantação do Moskit CRM iniciou com a revisão dos processos e estruturação do funil de oferta de consultorias. Ao longo do tempo implantamos o processo de acompanhamento pós-vendas e em seguida estruturamos os dashboards que possibilita a autogestão por parte dos analistas, além do monitoramento da operação, resultados de conversão de vendas e relacionamento”, explica a analista.

O benchmarking foi solicitado pela analista da Unidade de Marketing e Comercialização do Sebrae Ceará, Sara Edwiggers. Participaram da reunião os analistas do Ceará das áreas de marketing e gestão de clientes: Rafael de Castro, Robson Rabelo, Alan Brito Girão, Francisco Remígio e Karolina Maria Marques.

De Alagoas, participaram a analista de relacionamento e gestora do CRM Moskit, Adrianne Albuquerque; Sheila de Araújo, João Ricardo e Luis Henrique Pacheco, da Unidade de Tecnologia da Informação e Processos (UTIP); e Thayná Brito, multiplicadora CRM e analista de relacionamento.

“Esta estruturação proporcionou mais visibilidade ao Sebrae Alagoas por conta de toda organização e documentação do processo de implantação e apoio para operacionalização do CRM, tornando-o referência na gestão de relacionamento e uso da ferramenta. Isso fortalece a percepção que estamos no caminho certo para alavancar os resultados da gestão do relacionamento com o uso do Moskit CRM”, pontua Adrianne Albuquerque.

Participação da UTIP E UMC 

Além da unidade que atende diretamente o empresário, todo o processo de implantação e funcionamento do CRM Moskit também envolve as unidades de Tecnologia da Informação e Processos e de Marketing e Comunicação. A UTIP apoia nos pré-requisitos de processos para implantação do Moskit CRM, parametrização e integração com os sistemas do Sebrae Alagoas como o RD Station, SAS, Sistema de Propostas e Plataforma SOL.

“Outro papel da UTIP é reforçar que a automatização é a última fase do ciclo de maturidade de um processo, pois antes é realizada a identificação, mapeamento, levantamento de requisitos e ciclos de melhorias do processo”, lembra Adrianne.

Já a UMC contribuiu em todas as fases de implantação do CRM, principalmente nos fluxos de captação de clientes, nutrição dos leads e conversão para os funis de oferta de consultoria para atendimento dos clientes, com uso da ferramenta RD Station e jornadas baseadas no marketing de conteúdo para nutrição dos leads e geração de oportunidades para oferta de consultorias.

Ao fim da reunião, os analistas do Sebrae Alagoas reforçaram a importância da atuação integrada do time multidisciplinar na fase de implantação do CRM Moskit com representantes para sucesso da estratégia estabelecida.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas