ASN AL
Compartilhe

InovAtiva Day traz painéis sobre captação de recursos e importância da comunicação para startups alagoanas

Foram debatidas as formas de atração de investimentos e atuação da assessoria de imprensa para divulgar startups
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

A terceira edição do InovAtiva Day realizada no último sábado (11), em 15 estados brasileiros, em Alagoas teve a programação na sede do Sebrae, em Maceió. O evento trouxe painéis abordando dois aspectos importantes para o sucesso das startups: a atração de investimentos e uma boa comunicação para divulgar as soluções.

Falando sobre investimentos, esteve presente o economista Jarpa Aramis que abordou algumas formas de atrair recursos para startups, entre elas a participação em editais de subvenção econômica, a busca por linhas de crédito, os investidores-anjo e até as pessoas da própria rede de relacionamento do negócio.

Segundo o economista, antes de buscar por investimentos, é necessário conhecer bem as necessidades da empresa, saber onde o dinheiro será investido (maquinários, computadores, utensílios, móveis, processo de produção), bem como ter controle das finanças e fazer um planejamento de captação para colocar os projetos em prática.

“O maior gargalo das empresas que querem captar recurso é algo simples: é ter conhecimento sobre o negócio, sobre o financeiro. O empreendedor tem que se dedicar a construir um modelo de negócio, compreendendo o que busca, o funcionamento do mercado; compreendendo qual será o melhor sistema de produção e como serão distribuídos os investimentos necessários”, destaca.

No painel, o gestor nacional de Projetos para Startups do Sebrae Nacional, Eraldo Ricardo, apresentou uma oportunidade para startups que estão buscando recursos: Programa de Aceleração para Startups, realizado pelo Sebrae Alagoas para fomentar até 200 ideias inovadoras.

O programa oferece capacitações e mentorias em temas específicos para esses modelos de negócio, com foco na construção de soluções inovadoras e no lançamento de novos produtos no mercado, para gerar, adensar e fortalecer as empresas deste ecossistema através da metodologia da Aceleradora Ventiur seguindo cinco pilares: Mercado, Pessoas, Produto, Gestão e Capital.

Por fim, na Etapa 4, será feita a seleção de 20 startups para pagamento de bolsas de fomento à atividade empreendedora no valor de R$ 6 mil, pelo período de até seis meses. As inscrições podem ser feitas até esta terça-feira (14) pelo site: https://bit.ly/programastartupAL

Programa de Aceleração de Startups – Sebrae/AL
O SEBRAE Alagoas lança seu Programa de Aceleração, que surgiu com o intuito de fomentar o ecossistema de inovação e apoiar startups alagoanas.
bit.ly
.

Eraldo Ricardo falou sobre a importância da bolsa para essas empresas que serão aceleradas. “Temos um elemento novo nesse edital que é a bolsa sócio-empreendedor, para o participante empreender. Hoje, para sentar com um investidor-anjo para conversar, é preciso ter, no mínimo, de R$ 20 mil a R$ 25 mil nos últimos meses. Pode apresentar uma ideia excelente, mas se não esse faturamento não consegue recursos. Por isso, iniciamos o programa com essa bolsa para incentivar esses primeiros passos”, conclui.

Comunicação para startups

Outro fator importante além dos investimentos é a comunicação. Por isso, o jornalista e assessor de imprensa, membro do Move Nordeste, Léo Guilherme, apresentou a palestra ‘Startups: conexão e relacionamento com a mídia’, destacando que a assessoria de comunicação é a criação e a manutenção de um relacionamento com a imprensa para acompanhar a história do negócio.

“O que fazemos com a assessoria de imprensa nas startups é nada mais que a criação de um relacionamento com a imprensa para que ela conheça o seu trabalho e faça sua empresa ser conhecida. É preciso ver a startup como empresa desde a ideação para que o público conheça o que você faz desde o início, criando até fãs da marca e contando uma história da empresa”, ressalta o jornalista.

Ainda de acordo com Léo Guilherme, a assessoria de comunicação traz benefícios como boa reputação, elaboração de reportagens relevantes para o momento da empresa, registros da identidade da empresa, além do apoio à estratégia comercial.

Segundo o jornalista, é preciso que a assessoria da startup crie uma rotina com a busca de feedback de contatos com a imprensa, solicitando a opinião dos jornalistas, discutindo estratégias de comunicação, além da criação de relatório de ações.

Sobre o InovAtiva Day

O InovAtiva Day foi um evento para todos os empreendedores participantes dos ciclos de aceleração dos programas do InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental. Além de Maceió, também receberam a terceira edição do InovAtiva Day as seguintes cidades: Manaus/AM, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Aracaju/SE, São Luís/MA, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Vitória/ES, Campo Grande/MS, Brasília/DF, Campinas/SP, Niterói/RJ, Londrina/PR e Pelotas/RS.

O InovAtiva, hub com iniciativas para todo o ecossistema de inovação e política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, é realizado pelo Sebrae em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Economia, com execução da Fundação Certi e coexecução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Impact Hub Brasil.

  • recursos
  • Startup