ASN AL
Compartilhe

InovAtiva Day apresenta painel sobre ecossistemas de inovação de Alagoas

Entre os temas discutidos estiveram desenvolvimento do Sururu Valley e atuação de entidades como a Fapeal e Abstartups
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Alagoas recebeu a terceira edição do InovAtiva Day, sendo este mesmo evento realizado em 15 estados, no último sábado (11). A programação em terras alagoanas ocorreu na sede do Sebrae, em Maceió, e teve uma vasta programação de painéis e oficinas. Um deles, trouxe o atual cenário e o crescimento dos ecossistemas de inovação no estado. O momento contou com a participação de membros do Sururu Valley, da comunidade de inovação, do empreendedorismo e startups de Alagoas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

O painel foi mediado pelo agente do ecossistema local de inovação do Impact Hub Brasil em Alagoas e gerente de comunidades do IEBT Inovação, Luiz Costa, que destacou a importância da união de parceiros para o fortalecimento dos ecossistemas locais. “Um ecossistema é composto por diversos atores, diversos seres vivos. Essas parcerias são importantes para conseguir pequenas e grandes coisas. Quanto mais parceiros assim, mais conseguiremos ir além com as nossas empresas inovadoras”, afirma Luiz Costa.

Participou do painel uma das líderes do Sururu Valley, Vanessa Cavalcanti, que ressaltou a fase de reestruturação pela qual a comunidade de startups do estado passa atualmente para ganhar maior visibilidade nacionalmente.

“Estamos em uma fase de ver quem realmente se interessa em alcançar um dos desafios que é aumentar o leque de parceiros para que possamos conseguir ter uma visão nacional. Queremos atuar aqui, mas com o apoio de stakeholders estratégicos nacionais. Momentos assim são muito interessantes para trocar práticas, e conhecer o ritmo de outras pessoas que também são líderes de comunidades, além de fecharmos prováveis parcerias para o Sururu Valley”, frisa.

No painel, o membro da equipe de coordenação de programas especiais de inovação da Fapeal, Bruno Nunes, falou sobre algumas oportunidades ofertadas pela instituição e parceiros, como os editais Tecnova e do Programa Centelha, realizados em parceria com o Sebrae Alagoas. Ele também abordou a atuação da Fapeal dentro dos ecossistemas.

“A Fapeal é um importante vetor dentro dos ecossistemas com programas voltados ao empreendedorismo, inovação, pesquisa e a ciência, envolvendo a academia e oportunidade para que alguns estudantes de graduação e até de ensino médio, possam desenvolver suas atividades e pesquisas de maneira mais equitativa”, pontua.

Outro participante do painel foi o representante do time de comunidades da Abstartups em Alagoas, Marcel Müller, que abordou a importância de algumas atividades dentro dos ecossistemas locais, com as pesquisas e atuação de alguns membros como empreendedores, empresas, governos, startups. Ele citou alguns avanços dos ecossistemas nos últimos anos como a criação de programas de pré-incubação, de aceleração, de ideação e melhoria do suporte para os atores.

“Hoje temos mais infraestrutura. Temos o Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), no Jaraguá, temos esse espaço do Sebraelab, no Senai, temos o Senai Hub. Hoje temos programas de fomento para as startups. Hoje temos uma estrutura de suporte para o empreendedor cada vez melhor. Na Abstartups tentamos mostrar o que acontece aqui para outros estados para fomentar ainda mais essas iniciativas”, conclui Marcel Müller.

Sobre o InovAtiva Day

O InovAtiva Day foi um evento para todos os empreendedores participantes dos ciclos de aceleração dos programas do InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental. Além de Maceió, também receberam a terceira edição do InovAtiva Day as seguintes cidades: Manaus/AM, Teresina/PI, Fortaleza/CE, Aracaju/SE, São Luís/MA, Porto Velho/RO, Palmas/TO, Vitória/ES, Campo Grande/MS, Brasília/DF, Campinas/SP, Niterói/RJ, Londrina/PR e Pelotas/RS.

O InovAtiva, hub com iniciativas para todo o ecossistema de inovação e política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil, é realizado pelo Sebrae em parceria com o governo federal, através do Ministério da Economia, com execução da Fundação Certi e coexecução da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e Impact Hub Brasil.

  • ecossistemas
  • inovação