ASN AL Atualização
Compartilhe

Três startups alagoanas estão entre as 100 melhores do Brasil

Elas avançaram para a quarta etapa do Prêmio Sebrae Startups com final previsto para o mês de agosto
Por Débora Muniz
ASN AL Atualização
Compartilhe

Três startups alagoanas foram selecionadas no ranking de Top 100 do Prêmio Sebrae Startups, avançando para a quarta etapa da competição. Foram elas: Mulheres Connectadas, See U App e TimmY – Gestão Ágil. O prêmio tem o compromisso de impulsionar negócios que representam o futuro do mercado em todo o país. Ao longo de cinco etapas, serão distribuídos R$ 950 mil, refletindo o compromisso contínuo da instituição de impulsionar negócios que representam o futuro do mercado.

Entre março e maio de 2024, 3.316 startups se inscreveram no projeto desenvolvido pelo Sebrae Startups. Deste número, 1.000 empreendimentos foram selecionados e 913 startups terão direito a um estande no Startup Summit 2024, que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, em Florianópolis.

O Sebrae Alagoas acompanha as startups locais que foram selecionadas desde o início do desenvolvimento participando do projeto, com consultorias, participação em eventos e capacitações. Para a gerente-adjunta da Unidade de Soluções e Inovações, Áurea Andrade, a conquista mostra a evolução e a maturidade do ecossistema de inovação aqui de Alagoas.

“Estamos na torcida para que continuem nesse processo. Mas o fato de ter mais de três mil startups inscritas de todo o Brasil e vinte alagoanas terem sido selecionadas, inicialmente, mostra que o trabalho que a gente vem fazendo está dando resultado e que o ecossistema está amadurecendo, porque a gente não faz nada sozinho. Por isso comemoramos essa notícia das três empresas daqui estarem no Top 100, ”, afirmou Áurea.

TimmY

A Timmy é uma plataforma que auxilia as empresas a fazerem a sua transformação digital de maneira organizada. Ela conta com um assistente inteligente que dá dicas sobre o modelo de negócio, que entrega dicas também sobre qual a melhor experiência do usuário a ser aplicada em cada caso, diante do orçamento que o cliente tem. A plataforma faz a transformação digital de uma maneira ágil e inteligente.

“O Sebrae é, realmente, uma instituição fundamental para as startups se desenvolverem através de capacitação, mas através também de fomento para ser selecionado como uma Top 100 no Brasil. Isso chancela o trabalho que a gente vem fazendo, inclusive na hora de conversar com investidores ou com outras empresas, isso sem dúvida também fortalece a iniciativa”, afirmou Carlos Lima, CEO da id5, idealizador da startup.

Mulheres Conectadas

A “Mulheres Conectada” é uma startup de tecnologia social fundada por Alessandra Pontes e Gesyca Santos. O objetivo é capacitar mulheres, proporcionando acesso a habilidades tecnológicas e oportunidades de mercado. A plataforma oferece cursos de capacitação, mentorias e recursos de networking para ajudar mulheres a se conectarem com o mercado de trabalho e com oportunidades de empreendedorismo e liderança.

“O Sebrae é um parceiro em nossa jornada. Desde o início, recebemos apoio para o desenvolvimento e crescimento da nossa startup. O Sebrae nos forneceu acesso a mentorias especializadas. Através de workshops e consultorias, pudemos aprimorar nossa estratégia e expandir nosso alcance. O Sebrae também facilitou nossa participação em eventos e programas que ampliaram nossa rede de contatos e fortaleceram nossa visibilidade no ecossistema de startups”, destacou Alessandra.

Para as idealizadoras da startup Mulheres Conectadas, a presença na Startup Summit não é apenas uma celebração do sucesso, mas também um chamado à ação para outras mulheres que desejam explorar seu potencial. “Estar entre as 100 melhores startups em um prêmio nacional, competindo com tantas outras soluções, valida nossos esforços e reforça a importância de iniciativas que buscam integrar a tecnologia com a justiça social. Esse reconhecimento não só eleva nosso perfil, mas também nos abre portas para novas oportunidades de crescimento e colaboração.”, enfatizou Alessandra.

A Mulheres Conectadas é a única startup feminina chancelada pela Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 2024. Esse prêmio destaca suas realizações e as coloca na vanguarda da iniciativa 2030 da ONU.

See U App

O aplicativo See U oferece soluções viáveis que permitem às pessoas com deficiência visual terem mais autonomia. Apenas com um comando de voz, o dispositivo realiza tarefas como pedir comida em aplicativos, ler textos, acessar o gps, entre outras funções. “Meu sócio teve uma doença degenerativa que o deixou cego, e eu tenho uma deficiência visual severa. Por isso, nós criamos uma tecnologia com ecolocalização, realidade virtual e inteligência artificial que nos ajuda a enxergar.”, explicou Arthur Sendas, idealizador do App.

A See U App existe desde 2009, mas só em 2022 se tornou uma empresa para participar do Startup Nordeste Alagoas. “Felizmente, desde então o Sebrae tem nos apoiado em diversos eventos, como o Neon, entre outros. Esse reconhecimento do Sebrae é extremamente significativo para nós, pois valida nosso trabalho e confirma que estamos no caminho certo. O prêmio Sebrae startups, além de ser um selo de qualidade do nosso produto, nos enche de orgulho e nos incentiva em nossa jornada. Esse prêmio é, sem dúvida, muito importante para nós.”, destacou. Em outubro de 2023, o aplicativo começou a vender e apenas em dois dias teve o faturamento de mais de R$1 MI e esse número só cresce a cada mês.

Sobre o Prêmio Sebrae Startups

A competição sucede o antigo Desafio Sebrae Like a Boss que, em seus mais de 10 anos, utilizou seu formato de competição como ferramenta para conectar essas empresas inovadoras ao mercado e qualificá-las para eventos de alcance nacional e internacional. Também irá incorporar o Programa 1K Startups, facilitando a comunicação e a seleção das empresas que irão para o Startup Summit entre os dias 14 e 16 de agosto de 2024. O objetivo é que o Prêmio Sebrae Startups não apenas promova a inovação, mas também atue como um catalisador para negócios que estão moldando o novo cenário econômico.