ASN AL
Compartilhe

Trakto Show: Carlos Klein mostra contexto da inovação no Espaço Sebrae

Palestrante aborda contexto do mundo atual, novas engrenagens que passaram a mover o mundo e as nove diretrizes para a inovação descomplicada
Por João Paulo Macena - Savannah Comunicação
ASN AL
Compartilhe

Inovar não é tão difícil o quanto parece. E para mostrar alguns passos de como a inovação pode ser implantada nas micro e pequenas empresas e em startups, o Espaço Sebrae dentro da programação deste segundo dia de Trakto Show, realizado nesta sexta-feira (19), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, trouxe a palestra ‘Descomplicando a Inovação’. A palestra foi ministrada por Carlos Klein, cofundador e presidente do Conselho de Administração da Ventuir Aceleradora e Investidora em Startups.

Mudanças cada vez mais aceleradas foi o tema inicial que Carlos Klein apresentou ao público, contextualizando com a realidade do mundo atual. Ele trouxe exemplos de frases de pensadores icônicos como Charles Darwin e Arthur Schopenhauer, que já previam a velocidade de como o mundo iria mudar. “Schopenhauer dizia que só a mudança é eterna, perpétua e imortal. Darwin dizia que não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. Não adianta mais sermos apenas fortes, precisamos ser rápidos e nos adaptarmos a esse novo contexto”, afirmou Klein.

Ele ainda destacou que a inovação irá conduzir tudo daqui para frente e os empreendedores devem aproveitar este momento para chamar essa responsabilidade. “Quem faz isso é o empreendedor. É o melhor momento para inovar. O ambiente tá em ebulição. É preciso aproveitar as oportunidades. Os pequenos só vencem se estiverem juntos. Só assim eles têm força para descomplicar a inovação”, pontua Carlos Klein.

Segundo o palestrante, diante do contexto de avanço da inovação, três engrenagens passaram a mover o mundo: a tecnologia (e as novas tecnologias), a economia (e sua nova ordem econômica) e a gestão/poder (lidando com um ambiente de incertezas).

“As maiores empresas de hoje são digitais. Não tem como crescer sem o digital. É preciso se digitalizar para diminuir custos, se tornar mais competitivas. Existe uma nova maneira de atuar nas organizações. Se não entendermos isso, nossos negócios não vão mais pra frente. É preciso olhar para as pessoas, olhar para as necessidades dos clientes, entender as necessidades, resolver seus problemas de acordo com esse contexto. Tem que existir um propósito. Elas têm que estar envolvidas nisso”, conclui Carlos Klein.

Ao final da palestra, Klein apresentou as nove diretrizes para uma inovação descomplicada: 1 – comprometimento do topo/liderança visionária; 2 – propósito massivo transformador; 3 – impacto e inspiração; 4 – gestão de insights e novas ideias; 5 – gestão de riscos e incertezas; 6 – colaboração e conexões; 7 – diversidade; 8 – cultura adaptativa; e, 9 – empreendedorismo.

Sobre o palestrante 

Carlos Klein é graduado em Economia e Mestre em Administração pela UFRGS. Ele foi diretor do Sebrae/RS, fundador e CEO do Centro Universitário FADERGS, COO da UniRitter, também COO do Instituto Brasileiro de Gestão e Negócios. Klein ainda é head de ensino, pesquisa e inovação da Santa Casa de Porto Alegre e head de Inovação do Hospital São Lucas e Coordenador do Biohub ambos da PUCRS.

Atualmente Carlos Klein também é conselheiro da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental e da Fundatec-RS, além de membro do Angel Investor Club.

Trakto Show

O Trakto Show é realizado pela Trakto com o patrocínio do Sebrae Alagoas, Senai, Prefeitura Municipal de Maceió e Governo do Estado de Alagoas, Parque Shopping Maceió, Cesmac, Além do Conhecimento, CI Viagem e Intercâmbio, Bem Natú, Organização Arnon de Mello, Barulhinho Bom, Yazo, Revolução Digital, Café do Sobrado e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL). O evento ainda conta com o apoio da Livraria Leitura e Instituto Agda Bianco.

  • inovação