ASN AL Atualização
Compartilhe

Startups alagoanas ganham novo programa baseado no sucesso do Empretec

Participantes fazem uma imersão que inclui capacitação, mentoria e suporte para criação e desenvolvimento de empresas
Por Kelmenn Freitas - Partners Comunicação
ASN AL Atualização
Compartilhe

Os empreendedores à frente de startups alagoanas terão mais um programa do Sebrae para ajudar nos seus negócios. A partir desta segunda-feira (15), na sede da instituição em Maceió, acontece o Empretec Startup, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento dessas empresas, fornecendo capacitação, mentoria e suporte para a criação ou crescimento de um negócio sustentável.

O programa vem sendo realizado em diversos estados e, em Alagoas, vai contar com 25 startups participantes. Durante toda a semana, elas vão fazer uma imersão nos pilares do novo programa, que é baseado no Empretec tradicional.

“O Empretec Startup provocará os participantes que desejam compreender e evoluir os comportamentos e as dinâmicas da gestão de uma startup. Esses negócios possuem processos e necessidades distintas. Sendo assim, o Sebrae desenvolveu a versão para atender a esse público específico, formado por empreendimentos inovadores com pegada de base tecnológica”, explica o analista de Soluções e Inovação, Vitor Pereira.

Em Maceió, o programa é realizado através do projeto Economia Digital em Alagoas, em parceria com o Polo de Referência Sebrae em Startup, localizado em Santa Catarina. Os facilitadores que estão realizando a primeira turma no estado são do Distrito Federal, Minas Gerais e Santa Catarina.

Apesar de se espelhar no Empretec clássico, desenvolvido na Universidade de Harvard e aplicado pela ONU em mais de 50 países, a versão Startup do programa utiliza metodologias e técnicas específicas para o contexto dessas empresas, como o desenvolvimento de um modelo de negócios inovador, a validação de hipóteses e a busca por investidores e parceiros estratégicos.

A jornalista Rosa Ferro é uma das 25 participantes do novo programa em Alagoas. Ela é a fundadora da SOL – Plataforma de Inteligência do Nordeste, que nasceu para garimpar, centralizar e transformar dados em informações e insights sobre as potencialidades de investimentos do Nordeste brasileiro para o mundo.

“É uma plataforma de inteligência de mercado para empresas que querem expandir seus negócios para cá. Após a aceleração do programa Startup Nordeste, decidimos que vamos priorizar o mercado de saúde e bem-estar”, revela a jornalista.

Segundo ela, por ser a primeira turma dessa versão, a curiosidade sobre o conteúdo é grande. Todos que conheço e que já passaram pelo Empretec tradicional dizem que foi um divisor de águas. Então eu espero que essa edição me ajude a trabalhar minha startup da melhor forma, já que me considero ainda uma empresária em construção”, aposta a jornalista.

Sobre o Empretec

No Brasil, o Sebrae é a instituição responsável pelo Centro Empretec há quase 30 anos, que já formou mais de 285 mil empreendedores no país. O Empretec tem por objetivo estimular e fortalecer as características empreendedoras do participante, como a iniciativa, a persistência, a capacidade de correr riscos calculados, a visão de oportunidades e a habilidade de planejar e monitorar resultados.

O programa é conhecido por ser bastante intensivo e desafiador, exigindo muito comprometimento dos participantes. É uma imersão em que o “empreteco” vivencia a experiência de ser um empreendedor, com todas as dores e desafios a serem enfrentados.