ASN AL Atualização
Compartilhe

Startup Day 2024 acontece sábado e vai discutir inovação e empreendedorismo

Inscrições para 10ª edição do evento, que reúne especialistas de todo país, continuam abertas
Por Kelmenn Freitas
ASN AL Atualização
Compartilhe

As inscrições para o Startup Day 2024, que acontece no próximo sábado (16), na sede do Sebrae Alagoas, ainda podem ser podem gratuitamente no site oficial do evento, clicando aqui. Com uma programação voltada para o empreendedorismo e a inovação, o evento traz uma série de palestras com alguns dos nomes mais respeitados do mercado nesse segmento.

Entre eles está o futurista e humanista digital Gilberto Lima, que abre a programação de um dos auditórios com sua palestra sobre Futurismo e Novas Tecnologias. Lima é focado no desenvolvimento humano e organizacional e um palestrante convidado por importantes instituições em palcos no Brasil e no exterior, como o TEDx, World Creativity Day, Campus Party, Inova Summit, Ministério do Desenvolvimento Social, Banco Central do Brasil, Fundação Assis Chateaubriand, Associação Empresarial de Portugal (AEP), entre outros.

Em seu blog no portal do jornal Correio Braziliense, “O Futuro já Começou”, ele traz análises sobre tendências tecnologias de impacto e já alcança mais de 1,5 milhão de visualizações.

Outro especialista convidado pelo Sebrae Alagoas para o evento é Bruno Stefani, que vai ministrar a palestra “Inovação aplicada às Startups”. Ele é conselheiro de inovação de grandes empresas e professor da Fundação Dom Cabral, Insper e FGV. Foi diretor global de Inovação da AB InBev e líder de Inovação Aberta no Itaú nos últimos 10 anos.

Hoje, ele atua também como membro do conselho da MIT Sloan Management Review no Brasil e é colunista da revista Época Negócios. Stefani é graduado em Engenharia de Produção pela UFSCar e é doutorando no tema “Como empresas não digitais constroem novos negócios”.

Raphael Lassance, co-fundador da Growth Team, que vai realizar a palestra “Criando e acelerando negócios do zero”, é empreendedor serial com mais de 20 anos de experiência em projetos digitais. Foi co-fundador da CLHUB, holding de edutainment, co-fundador da Studio Grow, franquia de agências de marketing digital, e sócio do Sales Clube, um dos maiores ecossistemas de vendas do país.

Ele também é palestrante nos maiores eventos de marketing e vendas do país, como RD Summit, VTEX Day, E-commerce Brasil, CASE, Campus Party, TraktoShow, entre outros.

Futuro do trabalho

Já o especialista em Marketing e Comunicação, Dado Schneider, foi convidado para falar sobre “Os quatro finais: desvendando o futuro do trabalho”, tema da sua palestra no Startup Day. Renomado palestrante desse segmento, ele combina sua experiência como professor, executivo e consultor para oferecer palestras impactantes, com temas que incluem marketing, vendas, liderança, empreendedorismo e motivação.

Com conhecimento em marketing digital, branding e storytelling, suas palestras são repletas de exemplos práticos, com apresentações dinâmicas, interativas e repletas de bom humor, proporcionando uma experiência transformadora para os participantes.

Engenheira química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mirella Lisboa vai debater com o público do evento sobre “Como sustentar o ritmo acelerado da transformação digital”, abrindo a programação no segundo auditório do Startup Day. Ela foi convidada a integrar a primeira turma do Summer Course de Business & Entrepreneurship, da Universidade de Cambridge, e possui pós-graduação em Digital Business pela USP/ESALQ.

Co-fundadora do ONONO, hub de inovação da BASF, ela foi Head de Inovação Aberta do Cubo Itaú, tendo atuado na conexão da estratégia de inovação aberta de trinta grandes empresas com startups e parceiros de transformação digital. Retornou à BASF em abril do ano passado, como gerente executiva de Inovação Aberta e Head do AgroStart, ecossistema de inovação do agronegócio.

As oportunidades de negócios no mercado da cannabis também serão abordadas durante o evento. Marcelo Grecco, co-fundador da The Green Hub, ministra a palestra “Cannabis: conheça o potencial de negócios para as empresas”. Formado em Administração em Boston, ele tem mais de 20 anos de experiência nas áreas comercial, novos negócios e marketing em empresas multinacionais e nacionais, como Leggett & Platt e RTC Industries.

A programação do segundo auditório do Startup Day será encerrada por João Brognoli, fundador e sócio da Duo Studio, que vai falar sobre “Experiência do cliente no centro das ações”. Natural de Caxias do Sul (RS), fez especialização em Harvard em inovação estratégica e tem dez anos de trajetória digital até alcançar o topo como Agência do Ano em 2022 e 2023 com a sua empresa. Mentor e palestrante, aprendeu que o ambiente muda tudo, e dar o melhor nos detalhes é fator decisivo para alcançar resultados.

Mentorias

O evento vai contar ainda com mentorias para os participantes, que serão realizadas das 9h às 12h, por meio de agendamento prévio via preenchimento de formulário eletrônico – a ser enviado esta semana para todos os inscritos no evento.

“Além de se atualizar gratuitamente em temáticas relevantes para o nosso dia a dia, o participante terá oportunidade de tirar suas dúvidas e receber orientação de mentores que ajudarão a desenvolver ainda mais seu negócio e networking, aproximando-os e integrando-os ao ecossistema de inovação”, destaca a gerente-adjunta do Sebrae Alagoas, Áurea Andrade, lembrando que o evento está na sua 10ª edição.

Em 2023, o Startup Day atraiu quase 16 mil pessoas em todo o país, esteve presente nos 26 estados e no Distrito Federal e contou com 100 palestrantes. O evento tem como público-alvo startups em todos os momentos de maturidade: curiosidade, ideação, validação, tração, crescimento e escala, além de interessados nos temas abordados.

Os principais objetivos da iniciativa são fomentar o ecossistema inovador brasileiro, apresentar a experiência Sebrae Startups de Atendimento às empresas em todo o Brasil e empoderar os gestores com atuação regional.

Idealizado pelo Sebrae Startups e criado em parceria com os ecossistemas de inovação, a dinâmica de construção do Startup Day é toda colaborativa, privilegiando as demandas e necessidades das startups nacionais, com a participação de todo o Sistema Sebrae e a comunidade de inovação do Brasil.